Aker lança sistema que monitora acesso à internet

0
2

A Aker Security Solutions, empresa especializada em segurança da informação, lançou o Analisador de Contexto Web Aker. Trata-se de uma ferramenta para empresas que estão preocupadas com a queda na produtividade causada por funcionários que passam horas navegando em sites não relacionados ao trabalho.

O sistema é baseado em base de dados, composta por mais de 500 mil domínios (URLs) classificados em 24 categorias, entre elas sexo, notícias, esportes, músicas e compras. O administrador da rede é quem define que tipo de informação cada usuário terá acesso. A atualização da base de dados é diária e incremental (onde apenas os novos sites são baixados), de forma a possibilitar que sempre esteja em dia com as últimas novidades da internet.

O analisador Aker possui outras vantagens em relação aos filtros de conteúdos comercializados no mercado. Em geral, esses filtros utilizam palavras-chaves. Assim, ao se bloquear a palavra “sexo”, por exemplo, o usuário não poderá acessar um simples formulário contendo o campo “sexo masculino/feminino”. Outros filtros de conteúdo também usam bases de dados, mas como são de origem norte-americana, raramente contemplam sites brasileiros.