O advento das redes sociais permitiu um contato mais próximo e mais humanizado com os clientes. Ao mesmo tempo, contudo, que deixou a empresa mais exposta aos erros. “As pessoas hoje tem consciência de que as empresas falham e o que elas buscam realmente é, além da solução de seus problemas, uma comunicação aberta, um diálogo mais claro e verdadeiro. É essa relação que as empresas modernas precisam ter com seus clientes”, garante Francisco Cantão, diretor da Proxy Media, agência de marketing digital.
Pesa também o fato de que o cenário atual é bastante competitivo. “Com certeza quem estiver bem posicionado no mundo digital e nas redes sociais terá mais chance de sucesso, pois esses meios falam justamente com boa parte dos consumidores de hoje e 100% dos consumidores de amanhã”, analisa o especialista em e-commerce. Se antecipar às tendências funciona como uma forma de se sobressair à concorrência. “Quem é pioneiro tende a errar mais, mas está sempre inovando e oferece diferenciação aos seus clientes”, complementa.
O social media, entretanto, não é um canal de performance, mas um meio de relacionamento com o objetivo de criar proximidade com o target e ganhar a confiança de alguém que está interessado nos produtos ou serviços da empresa. “Não se deve esperar que as redes sociais sejam seu principal canal de vendas, longe disso. Mas pense que o consumidor digital, num mundo onde os diferenciais são cada vez menores, possivelmente dará preferência a empresa que se relacionar melhor com ele, que oferecer o melhor pós-venda e a melhor experiência de compra”, frisa Cantão.