A American Express prepara um lançamento que beneficiará clientes, a rede hoteleira e as agências de viagens. Voltado para o setor de viagens de negócios, o Hotel Business Account permite a centralização de todos os gastos com hospedagem em uma única conta, com todo o detalhamento para o gerenciamento das despesas. Para os hotéis, a vantagem é a eliminação do processo de cobrança. Em ambos os casos, esta ferramenta permite a redução de custos operacionais. Para se ter idéia da importância da racionalização destas despesas, algumas empresas gastam de R$10 a US$ 15 milhões por ano com viagens corporativas, sendo que as hospedagens representam 22% do total.
Pelo sistema, o usuário solicita a reserva de hotel para a agência de viagem, que a envia eletronicamente ao hotel. Ao efetuar o check-out, o hotel encerra a conta sem que haja desembolso do hóspede, pois o pagamento é via cartão virtual, contido no sistema da American Express. Os relatórios gerenciais ficam disponíveis para controle da empresa e da agência de viagem, permitindo assim melhor visualização e gerenciamento desses gastos. É possível também realizar o download dos detalhes dos gastos e integrá-los eletronicamente em seus respectivos softwares de gestão. Para melhor controle, o detalhamento de informações inclui desde despesas com números de diárias até gastos com frigobar, restaurantes, lavanderia, entre outros.
O novo produto não trará vantagens apenas para empresas e usuário. Os hotéis também serão beneficiados pelo Hotel Business Account. Ele permitirá a redução de gastos com a eliminação do processo manual de cobrança e de reservas, agilizando estes processos. Esse produto também possibilita a fidelização de seus clientes e ainda pode elevar o volume de seus negócios.