Ânimo do consumidor reflete no varejo

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O ano de 2017 encerrou positivo para as vendas do varejo, após uma recorrência de dois anos negativos, revelando uma perspectiva otimista para os varejistas em 2018. Segundo o Indicador de Varejo Mastercard, SpendigPulse, o ano passado apontou um crescimento de 1,2% nas vendas totais – excluindo os setores de automóveis e materiais de construção – número bastante positivo para o mercado, principalmente, se comparado aos anos de 2015 e 2016 que fecharam com queda de 8,9% e 4,5%, respectivamente.
Mais uma vez o destaque fica para o e-commerce, que vem registrando crescimento ao longo dos dois últimos anos e encerrou 2017 com consolidado aumento de 22,6%. Em dezembro, o volume de vendas totais registrou crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período de 2016. O aumento na porcentagem de compras representa uma compreensão positiva para o cenário varejista.
No último ano, os setores de supermercados, material de construção, artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos alcançaram crescimento acima do indicador de vendas de 1,2%. Em contraste aos setores de artigos de uso pessoal e doméstico, vestuários, combustíveis, que tiveram desempenho abaixo.
“A partir do que o Indicador Mensal da Mastercard, SpendingPulse, tem apresentado ao longo do ano, principalmente no segundo quarter, quando pudemos observar uma queda da taxa de desemprego aliado a melhora no crescimento da massa salarial impactando positivamente o resultado das vendas do varejo, notamos um entendimento otimista para o mercado em 2018”, ressalta César Fukushima, Economista-Chefe da Mastercard Advisors no Brasil.