Anprotec e Sebrae pesquisam incubadoras

0
14

No dia 23 de outubro, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgará os resultados do Panorama 2003, pesquisa nacional que visa retratar o setor de incubadoras de empresas e parques tecnológicos. Dentre os aspectos apontados no levantamento estão: número de empresas geradas, número de postos de trabalho, faturamento das empresas, vínculo com universidades e centros de pesquisas, distribuição regional, área de atuação, entre outras.
Para a consolidação dos dados, estão sendo analisadas cerca de 155 incubadoras de empresas em operação no país, o que corresponde a, aproximadamente, 75% do total. Além de abordar o universo das incubadoras e parques brasileiros, a pesquisa aponta dados importantes para o desenvolvimento do país, como é o caso da geração de empregos. Tal informação é confirmada por Luís Afonso Bermúdez, presidente da Anprotec, “até o momento, contabilizamos a geração de cerca de 19 mil postos de trabalho nas incubadoras e empresas incubadas e graduadas”.
Além da análise de dados, a pesquisa tem a intenção de demonstrar os resultados positivos do processo de incubação de empresas no Brasil, tendo em vista a taxa de crescimento do setor, cerca de 20% ao ano. O anúncio do Panorama 2003 será realizado durante o XIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas que acontecerá em Brasília, nos dias 20 a 24 de outubro; oportunidade em que estarão reunidos cerca de 800 empreendedores de todo o país, ministros de estados, deputados federais, empresários e representantes de instituições parceiras como o Sebrae, Finep, CNPq, CNI, entre outros.