Anúncio dirigido em tempos de mobilidade

Autor: João Moretti
Estive recentemente em uma grande feira de celulares e o que me chamou a atenção foi perceber que uma nova realidade vem chegando por aí. Com base nos dados divulgados lá, hoje somos quase seis bilhões e meio de pessoas no mundo, sendo que cerca de 50% já possui celular, ou seja, em torno de três bilhões de pessoas já falam por telefones móveis. Outro dado interessante é que o número de pessoas que acessam a Internet atingiu a marca de 824 milhões, em janeiro de 2008, de acordo com estudo divulgado pela empresa de pesquisa comScore.
Diante desse cenário, é possível notar que com a massificação do uso do celular, grande parte dos usuários utilizará do telefone dispositivo móvel para acessar a Web. Ou seja, o celular cada vez mais vai possibilitar um número maior de usuários na Internet. Em pouco tempo, creio que esse número de pessoas que acessam a Internet vai crescer vertiginosamente.
Como conseqüência disso, começa a surgir uma nova possibilidade de campanha de marketing dirigida aos internautas que acessam a Net pelo celular. Uma vantagem do acesso via dispositivo móvel é a identificação, com quase 99% de acerto, pois a possibilidade de não ser o próprio dono do aparelho, quem esteja acessando, é muito pequena. A partir disso, notei que as empresas começam a pensar em uma mídia dirigida ao internauta, que acessa via dispositivos móveis. De fato, começa a se idealizar e criar o mobile marketing, que é 1to1 e pode ser muito mais eficiente. Pense nisso.
Outro fato que me chamou bastante atenção nessa feira e até me emocionou foi a homenagem feita ao inventor do celular, Martin Cooper, 79, por ter criado há 35 anos atrás o primeiro celular. Na época, ele trabalhava na Motorola e não imaginava a tamanha repercussão e sucesso que o celular ganharia no mundo. Fica aqui minhas saudações e a minha homenagem a Cooper.
João Moretti é diretor geral da Mobile People.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima