Saber se comunicar com os clientes está entre os principais desafios das empresas, ainda mais nesse momento em que há uma grande variedade de canais. Até porque, para que o relacionamento seja forte, é importante existir um diálogo constante. Por isso, é importante acompanhá-los no dia a dia, indo além do momento da compra. Ou seja, estar presentes nos diversos momentos da vida do cliente. Esse pode até parecer um desejo utópico, mas, na verdade, não é. Por meio de campanhas e estratégias de comunicação 360° é possível manter quase que essa onipresença almejada. “Uma campanha 360° pode auxiliar no posicionamento da marca junto aos públicos-alvo em diferentes pontos de contato, com uma mensagem única e consistente da marca”, comenta Emerson Cação, diretor de marketing da BIC.
Ele explica que esse alinhamento permite adaptações do discurso para cada momento na jornada do consumidor, sem perder a linha e conceito previamente estabelecidos. Assim, nada mais é do que otimização de investimento, o que garantirá eficiência de atividades, canais e assertividade na comunicação.
Mas, para conseguir o impacto procurado, o executivo afirma que é preciso criar, em primeiro lugar, um bom planejamento. Será por meio dele que o negócio irá estabelecer seu objetivo ao criar uma ação que tenha a integração dos canais. Da mesma forma, também será uma maneira de estabelecer o público-alvo a ser alcançado. “Já os próximos passos envolvem a definição do conceito de comunicação que será desdobrado, planejamento que evidencie o melhor meio e forma de abordagem do consumidor e adequação da mensagem para cada meio determinado.” Com a campanha lançada, o próximo passo é o trabalho de monitoria e avaliação dos resultados.
Cação ainda conta que o objetivo de tais campanhas, na BIC, é atingir o cliente em diversos momentos, garantindo, assim, conhecimento da marca, preferência, estimulando a procura por produtos e o desejo de compra. “Embora as mensagens se conversem, com a adequação necessária é possível atingir o objetivo com apenas um meio, mas a campanha 360° garante um alcance maior e uma proposta combinada também, caso o mesmo consumidor tenha acesso a mais de uma mídia”, diz. Como exemplo ele cita a campanha “Você bem na foto com BIC Comfor 3”, cuja proposta era de trabalhar o barbeador, respeitando os diferentes tipos de rostos, gostos e barbas. “Durante os três meses da campanha, os participantes concorrerão a prêmios diários e motos Harley-Davidson. Ela ainda trabalha com mídia espontânea junto à mídia especializada para iniciar a divulgação. Impactando um público selecionado e amplificador da mensagem”, detalha.