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Apagão na telefonia

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O apagão na noite de ontem (10/11) afetou também o sistema de telefonia, tanto fixa e móvel. As operadoras admitiram que os clientes podem ter enfrentado dificuldades – seja por motivos de instabilidade na rede ou congestionamento, pois muitos tentaram fazer ligações ao mesmo tempo, aponta matéria do G1. O aumento de chamadas simultâneas pode realmente causar o congestionamento da rede, dificultando a comunicação. Além disso, quando a luz demora a voltar, a bateria e geradores a diesel das centrais e das e Estações Rádio Base (ERBs; as antenas de celular) também param, impedindo assim a comunicação telefônica.

 

Em nota, a Claro informou que não houve interrupção dos serviços no Estado de São Paulo.”Houve, no entanto, instabilidade do sinal em algumas localidades devido ao fim da autonomia de energia elétrica em algumas antenas da operadora”. Já a Vivo divulgou que foi registrado um aumento no volume de chamadas e de utilização de rede de dados em comparação à média registrada habitualmente no horário. “Com isso, alguns clientes podem ter sido impactados. Porém, os serviços da Vivo estiveram operando durante todo o tempo”.

 

A Tim informou que “manteve seu funcionamento normalizado durante o apagão. De forma específica, nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, onde houve maior abrangência e duração, foram registradas interrupções pontuais de atendimento de cobertura em algumas das antenas da operadora”. No caso da Oi, os problemas foram registrados somente em São Paulo – no restante do país, as ligações continuaram sendo realizadas normalmente. Em regiões pontuais de São Paulo, o serviço foi realizado com o auxílio de baterias e geradores, mas, quando essas alternativas também deixaram de fornecer energia, alguns clientes ficaram sem comunicação.

 

A Telefônica não comunicou o que aconteceu na noite de terça. Em nota, a empresa comentou apenas sobre quarta-feira, quando “seus serviços encontram-se funcionando normalmente”. Ainda de acordo com a empresa, “a pane elétrica mobilizou centenas de técnicos da empresa e todos os planos emergenciais foram acionados para garantir o funcionamento dos serviços de voz plenamente”. Segundo a Embratel, não houve qualquer falha no sistema de telefonia. “Devido ao apagão, algumas interferências pontuais ocorreram apenas nos serviços alimentados pela rede elétrica”, informou a empresa.

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