O Business Intelligence (BI) para o Hospital São Rafael (HSR), centro hospitalar localizado em Salvador (BA), é mais do que um concentrador e fornecedor de informações. Trata-se de um apoiador na tomada de decisões estratégicas e, também, de uma ferramenta de monitoramento do desempenho dos serviços médicos e assistenciais. Hoje, todas as áreas do HSR fazem uso ou possuem recursos para utilização do BI da MicroStrategy.
Antes da implementação, a gestão das informações era setorizada. “Atualmente cada gestor acessa as informações consolidadas e os relatórios são construídos em uma base única de dados. O que antes demorava quatro dias para ser confeccionado, hoje é extraído em poucos minutos. Dependendo da criticidade da informação, existe ainda a possibilidade de enviá-la, diariamente, por e-mail, o que reduz ainda mais o tempo de acesso e agiliza o processo de tomada de decisões”, enfatiza Antonio Rabelo, analista de BI do HSR.
De acordo com Rabelo, além da melhor qualidade na tomada de decisão, o BI trouxe eficácia nas atividades de gestão e agilidade no acesso às informações relacionadas às áreas financeira e assistencial (pacientes). Além disso, reduziu as atividades operacionais e os erros na geração de informações; aumentou a produtividade do corpo gerencial; e contribuiu para o planejamento corporativo mais amplo e para obtenção de dados estratégicos com um mínimo de atraso em relação a uma transação ou evento ocorrido.
A ideia é tornar a solução de BI do HSR uma referência no mercado da saúde brasileiro. Por isso, a instituição tem vários planos futuros em relação à aplicação da ferramenta. Já está em projeto a implementação do Mobile Intelligence, ou seja, a disponibilização das informações para tomada de decisão em dispositivos móveis, e também a realização da pesquisa para mineração dos dados existentes nas bases institucionais. “O objetivo é utilizar técnicas e algoritmos de mineração para o resgate de informações a fim de contribuir para o processo de apoio à decisão médica, atuando no fortalecimento da qualidade de prestação de nossos serviços, por meio da transformação dos dados em conhecimento”, finaliza Fernando Costa, Gerente de TI do HSR.