A edição de 2017 do Authentic Brands Global 100, divulgado pela Máquina Cohn & Wolfe no Brasil, traz a Apple na liderança do ranking de marcas mais autênticas segundo a percepção dos consumidores brasileiros. A rede de franquias de cosméticos e perfumes O Boticário, que figurou no topo da lista no ano passado, ficou em 4º nesta edição, atrás da fabricante do iPhone, do Google e da Mercedes Benz. O estudo é realizado globalmente pela Cohn & Wolfe.
“A pesquisa mostra como as empresas conseguem atrair os consumidores por meio da autenticidade, tanto na forma como se comportam como na que se comunicam. Analisando o estudo é possível perceber que os consumidores procuram produtos de empresas que estabelecem um relacionamento autêntico, de forma simples, espontânea e bastante inovadora”, diz Marcelo Diego, CEO da Máquina Cohn & Wolfe. Completando o Top 10 brasileiro, estão a Microsoft, Adidas, Johnson & Johnson, Dell, Natura e Samsung, por ordem.
“Os consumidores hoje querem comprar de empresas que se envolvam com eles de uma maneira genuína. Nossa pesquisa mostra uma ligação entre as marcas que se comportam e se comunicam autenticamente e sua capacidade de atrair e manter clientes – e, em última instância, construir negócios mais fortes”, disse Donna Imperato, CEO da Cohn & Wolfe. O ranking é inteiramente baseado na percepção do consumidor, segundo 20 critérios considerados per eles como os mais importantes no momento de criar relações com as marcas.
Os dados dos consumidores globais revelam que do total, sete são considerados atributos-chave para uma marca ser percebida como autêntica. São eles: Protegem as informações e privacidade do consumidor; Tratam o consumidor bem; Entrega o que promete; Usam ingredientes e produtos de altíssima qualidade; É genuína e real, não artificial; Age com integridade o tempo todo; Se comunica honestamente.
O levantamento global deste ano mostra que marcas brasileiras perderam espaço entre os 10 primeiros colocados. Em 2017, O Boticário e Natura, em 4º e 9º lugares, são as únicas representantes do país na lista. No ano passado, além das duas, Brastemp e Bombril também faziam parte do top 10.
São também destaques do estudo no Brasil:
– 97% dos consumidores brasileiros dizem que suas atitudes e comportamentos mudariam para melhor diante de uma marca ou empresa que eles consideram autêntica.
– 70% dos consumidores brasileiros dizem que teriam mais interesse em comprar de marcas que eles percebam como autênticas (este é o maior índice de todos os mercados pesquisados).
– Os consumidores brasileiros são bem céticos. Apenas 19% concordam que empresas e marcas são abertas e honestas.
– Somente 21% acham que as empresas assumem total responsabilidade pelos seus atos. A média global chega a 25%.