Aprimoramento no atendimento

0
2


A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) enviou hoje carta para a prefeitura de São Paulo oferecendo apoio na implantação de sistema de débito automático em conta corrente para o recebimento de tributos municipais. Ao todo foram enviadas 44 cartas para prefeituras*, sendo 13 capitais. Das mais de 5.600 prefeituras do País, menos de 30 utilizam hoje o débito automático.

Entre as facilidades que os contribuintes terão com o débito automático estão o agendamento prévio para o pagamento dos tributos, a conveniência proporcionada por não precisarem se deslocar até a agência bancária no dia do vencimento da conta e, a possibilidade de cancelamento do débito no caso da não concordância do valor apresentado.

Essa oferta às prefeituras integra um pacote de medidas propostas pela Comissão Multidisciplinar criada na Febraban para estudar alternativas para melhorar ainda mais o atendimento bancário, principalmente no tocante ao acúmulo de vencimentos e pagamentos nos primeiros dias úteis de todo mês. No mesmo sentido, também estão sendo enviadas correspondências às concessionárias de serviços públicos sugerindo a realização de estudos com o objetivo de permitir que os clientes e consumidores escolham qualquer data de vencimento de sua fatura, além das datas já disponíveis, desde que o pagamento ocorra exclusivamente via débito automático, em conta corrente. As propostas foram enviadas pela entidade para as concessionárias Eletropaulo, Bandeirante Energia, Grupo Telemar, Grupo Brasil Telecom, Sabesp, Comgás, Elektro e Telefônica.


*Relação das prefeituras: Anápolis, Rondonópolis, Cuiabá, Coxim, Dourados, Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, São Luís, João Pessoa, Recife, Teresina, Natal, Aracajú, Manaus, Porto Velho,Vilhena, Boa Vista, Palmas, Colatina, Cachoeira de Itapemirim, Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberaba, Poços de Caldas, Angra dos Reis, Barra Mansa, Petrópolis, Bauru, Presidente Prudente, São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Guarulhos, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Pelotas, Joinville, Blumenau e Florianópolis.