As ações sociais nas companhias brasileiras

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As empresas que quiserem colaborar com a “Pesquisa Nacional sobre Responsabilidade Social nas Empresas”, podem acessar o site da ADVB (www.advbfbm.org.br/mail/ires.asp) até o dia 28 de julho e responder ao questionário que avaliará a utilização dos conceitos e diretrizes da Responsabilidade Social dentro das organizações.

Em sua sétima edição, o objetivo da pesquisa, formulada pelo IRES (Instituto ADVB de Responsabilidade Social) e apoio da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), é obter e fornecer informações mais precisas sobre a atuação das organizações em programas socialmente responsáveis, a evolução deste entendimento no contexto das empresas e do mercado, além das tendências sobre o tema.

Será mantido o sigilo com o nome e os dados das organizações participantes. Sendo divulgado apenas o resultado final. A análise dos dados será sistematizada pelo programa, com cálculo de margem de erro da amostra e da média e desvio padrão. Haverá ainda uma classificação setorial, elaboração de tabelas e gráficos e uma consideração final.

Em 2005, a pesquisa teve como abrangência cerca de 5.000 empresas, localizadas em todas as regiões do Brasil. Desse número, 34% (958) foram organizações de grande porte, 53% (1.494) de médio porte e 17% (479) pequenas. A participação das pequenas empresas teve um aumento significativo, cerca de 80% a mais que em 2004, já que nesse ano elas representavam 9% das empresas pesquisadas.

“A cada ano, além do aumento de organizações respondentes, a Pesquisa se valoriza, por apresentar o “estado da arte” da aplicação de Responsabilidade Social em todo o país”, afirma o Diretor Geral do IRES e criador da Pesquisa Nacional sobre Responsabilidade Social nas Empresas.

Em grande parte delas, 96%, há um envolvimento direto da alta administração na execução e realização dos projetos sociais. Porém a área responsável mais citada para a condução dos programas continua sendo a de Recursos Humanos. Para 89% delas, a Responsabilidade Social faz parte da visão estratégica na tomada de decisões e na forma de gestão da empresa.