As lavanderias em face do CDC

0
1



O Sindilav (Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região) acaba de lançar um livro de extrema importância para empresários do setor de lavanderia: “As Lavanderias em Face do Código de Defesa do Consumidor”.
 
Elaborado pelos advogados Julio Francisco dos Reis, Juliana dos Reis Habr e Michel Kalil Habr Filho, a pedido da diretoria do sindicato, o livro tem por objetivo orientar os empresários a lidar com os problemas do dia a dia, melhorar o atendimento aos clientes e prevenir perdas. “Falamos sobre o respeito às relações de consumo bem como os direitos e obrigações na prestação de serviços”, ilustra um dos autores, Julio Francisco Reis. “As informações são atualizadas e as orientações bastante claras. Acreditamos que a repercussão será positiva”.
 
Em 2007, Reis trabalhou na formulação de um outro material, idealizado pelo Sindilav, que também veio agregar mais informação e qualidade ao trabalho das lavanderias, o “Manual de Procedimentos para Lavanderias”.
 
O manual foi criado com o intuito de orientar os associados do sindicato a prevenir, junto a seus clientes, problemas que futuramente pudessem gerar controvérsias e demandas judiciais, levando em conta as normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor. “O trabalho atingiu seus objetivos e hoje nota-se uma maior conscientização dos associados a respeito das relações de consumo, direitos e obrigações na prestação de serviços”, avalia o advogado.
 
Apesar do rigor do código com relação aos prestadores de serviços, como é o caso das lavanderias, o número de reclamações do setor junto ao Procon é bastante baixo. “A intenção do Manuel e agora do livro é de diminuir ainda mais. Com todas essas informações, disponibilizadas em ambas as publicações, reafirmamos nosso compromisso de fortalecer ainda mais o setor – e isso passa, necessariamente, pela satisfação dos clientes de lavanderia”, finaliza o presidente do Sindilav, José Carlos Larocca.  
 
O livro começou a ser distribuído pelo Sindilav aos associados em janeiro.


 


Ficha Técnica
Título: As Lavanderias em face do Código de Defesa do Consumidor
Autores: Julio Francisco dos Reis, Juliana dos Reis Habr e Michel Kalil Habr Filho
Editado pelo Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região (www.sindilav.com.br)
Distribuído aos associados da entidade