As cervejas mais bem cotadas pelo público da web 2.0 são a Bohemia e a Heineken, enquanto a Kaiser e a Schin foram as que tiveram as maiores taxas de comentários negativos. É o que mostra pesquisa da Direct Performance sobre a presença nas redes sociais de oito marcas de cerveja – Skol, Brahma, Itaipava, Bohemia, Antarctica, Heineken, Schin e Kaiser. O estudo, chamado Buzz Intelligence, consiste na análise do que é falado sobre uma marca/produto nos canais sociais. Realizada durante o mês de janeiro, a análise englobou mais de 130 mil posts dos usuários dos principais canais: Twitter, Youtube, Google Blog Search e algumas comunidades do Orkut.
Outro dado da pesquisa é em relação ao número total de posts: a Skol é a líder, seguida por Brahma e Heineken. Também foi possível observar que o número de posts aumentou no decorrer do mês, à medida que as marcas divulgaram campanhas e promoções, tanto nos canais sociais como nos tradicionais. A Skol, por exemplo, gerou um grande “Buzz” quando veiculou promoções via Twitter e também quando anunciou a realização do Skol Sensation. Outro fato que gerou picos de mensagem foi a venda da cervejaria Femsa para a Heineken.
Para saber o alcance de um post do Twitter, a Direct Performance levou em conta o número de seguidores do usuário que escreveu a mensagem. Nesse ponto, as marcas Brahma e Skol foram as duas primeiras colocadas, atingindo 3,8 milhões e 3 milhões de usuários respectivamente. A Schin ocupa a terceira posição, com 2,5 milhões de internautas. “Esse fato se deve, particularmente, a veiculação da campanha de carnaval protagonizada pela cantora Ivete Sangalo, que refletiu fortemente em comentários relacionados à cerveja e que demonstra o alcance que as celebridades possuem quando twittam”, explica Tiago Turini, sócio-diretor da Direct Performance.
Outro ponto da análise está nos comentários replicados pelos usuários. Apesar dos comentários sobre as cervejas no Twitter serem, em sua maioria, positivos, os negativos têm uma maior taxa de retweet (são repassados por quem recebe). Quanto às comunidades no Orkut, a Skol ainda é a que tem o maior número de membros (considerando as 3 maiores comunidades das marcas analisadas em Janeiro). Contudo, a maior taxa de crescimento foi da Heineken, seguida pela Brahma.