Será que as marcas mais valiosas são necessariamente as mais faladas nas redes sociais? Muitas empresas monitoram o que é dito sobre elas na internet, mas agora essa análise pode ser feita em tempo real, com relatórios diários, no site The Most Tweeted Brands (MTB), criado pela agência de publicidade JWT Brasil. Ele rastreia a popularidade das marcas mais valiosas – de acordo com o ranking anual BrandZ, da Millward Brown – no Twitter, considerando todas as menções feitas em mais de 200 países.
Ao todo são 149 marcas, incluindo nesse número as 100 mais valiosas do mundo e as 49 mais valiosas do Brasil. A visualização das informações pode ser realizada de diferentes formas: pelo ranking das mais mencionadas, por país e ainda por região. Em breve, o serviço oferecerá outras opções de customização, como por exemplo, maior histórico de menções e análises qualitativas.
“O MTB age como um termômetro – atualizado minuto a minuto e com relatórios acumulados periodicamente. Utilizado de forma inteligente, selecionando marcas e mercados, o MTB pode ser uma ferramenta para planejar as estratégias de conteúdo nas redes sociais das marcas, não somente comparando concorrentes em termos de categoria, mas também em termos de equity. Ele também é um alarme sensível para antecipar eventuais problemas na reputação das marcas”, afirma Fernand Alphen, Head of Strategy da agência.
RANKING
O Facebook apresenta uma liderança absoluta no ranking do MTB com uma média de 35% do total de tuítes. Em um único dia, durante o último mês, o Facebook atingiu um milhão de tuítes em todo o mundo. Chama atenção também o fato do Brasil ser o país onde mais se fala sobre Facebook, com 13% do total de tuítes.
As marcas que se destacam constantemente na briga pelo segundo lugar são Apple, Google, Amazon, Samsung e Disney. Geralmente, as posições seguintes são disputadas por McDonalds, Walmart, Starbucks, Nike e Coca-Cola. Também é interessante constatar na avaliação do MTB, que a IBM – número dois no BrandZ, não costuma ficar entre as 20 mais comentadas do Twitter.