As marcas mais escolhidas no Brasil

A Coca-Cola continua sendo, pelo 7º ano consecutivo, a marca de produto de consumo massivo mais escolhida pelos consumidores brasileiros. Segundo o relatório anual Brand Footprint da Kantar, a bebida foi escolhida nas prateleiras pelos compradores 489 milhões de vezes. A marca foi seguida por Ypê (485 milhões) e Colgate (304 milhões), que também foram as marcas mais escolhidas nas cestas de Cuidados com o Lar e Cuidados Pessoais, respectivamente. 
As 10 marcas mais escolhidas no Brasil também incluem Italac (4º), Tang (5º), Nissin (6º), Nescau (7º) e Soya (8º). Piracanjuba ganhou presença nos domicílios brasileiros e este ano conseguiu subir quatro posições, tornando-se a 9ª marca mais escolhida no país. Este ano, a 10ª posição foi conquistada pela marca Vitarella. Os rankings do Brand Footprint mensuram quantas vezes qualquer marca de produto de consumo massivo é comprada no ponto de venda. O relatório mensura quantos domicílios compraram cada marca e quantas vezes a compraram em um ano.
Entre as 50 marcas mais escolhidas no país, Perdigão (nº 15) foi a que mais cresceu em CRP´s, (+19%), subindo 8 posições no ranking e ganhando +2,0 pontos de penetração apoiado por investimento em comunicação. Tixan (no 24) foi a que mais aumentou o número de compradores (+4,2 pontos de penetração), também subindo 8 posições graças a inovação, promoções originais e comunicação. Considerando o ranking completo, KitKat se destacou e galgou 31 posições, chegando ao 191º lugar do ranking, ganhando +7,1 pontos de penetração. A marca lançou novos SKU´s, ofereceu novos sabores a seus consumidores e também explorou novos momentos de consumo, com isso ganhou +7,1 pontos de penetração.
Apesar de muitas das marcas mais escolhidas serem de produtos alimentares e de cuidados pessoais, o ranking também traz marcas de bebidas e cuidados com o lar. As 3 maiores marcas em cuidados com o lar são Ypê, Omo e Brilhante, e em bebidas são: Coca-Cola, Tang e Nescau.
O fabricante com mais marcas no ranking das 50 maiores este ano é a Unilever, que conseguiu incluir 6 marcas: Omo, Brilhante, Rexona, Seda, Hellmann´s e Dove. M. Dias Branco, Ambev e Danone também foram escolhidos pelos consumidores, respectivamente com 4, 5, e 3 marcas no ranking.
O ranking do Brand Footprint mostra que a maioria das marcas com crescimento expandiram sua base de compradores. “Estratégias que procuram conquistar novos consumidores têm consistentemente mais sucesso que aquelas que tentam aumentar a fidelidade e a frequência de consumo” explica David Fiss, diretor de Client Services & Insights da Kantar. “Para crescer, as marcas devem priorizar a identificação de novos shoppers.”

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