A Brand Finance, em parceria com a revista The Brander/IAM, divulgou a quinta edição do estudo anual “As 100 marcas mais valiosas do Brasil”. Pelo quarto ano consecutivo, Bradesco é a marca mais valiosa do Brasil, com valor de R$ 23,1 bilhões. Em seguido vem, pela ordem, Banco Itaú (R$ 12,0 bilhões), Banco do Brasil (R$ 11,6 bilhões), Petrobras (R$ 9,7 bilhões) Vivo (7,6 bilhões), Oi/Telemar (R$ 7,5 bilhões); Casas Bahia (R$ 7,2 bilhões); Caixa (R$ 7,0 bilhões); Carrefour (R$ 6,5 bilhões) e Fiat (R$ 6,4 bilhões).
De acordo com Gilson Nunes, CEO e sócio da Brand Finance América do Sul e da revista The Brander/IAM, enquanto o valor de mercado das empresas listadas em bolsa e no estudo subiu de R$ 995,2 bilhões para R$ 1,52 trilhão – crescimento de 52,8% em relação a 2008, a soma do valor das marcas aumentou 23%, saltando de R$ 221, 4 bilhões para R$ 273,3 bilhões. “Este resultado mostra que as marcas mais fortes e valiosas do país não foram abaladas mediante a estagnação econômica do ano anterior, já que são ativos estratégicos geralmente mais resistentes e duráveis em momentos de crises”, afirma.
Os setores nos quais as marcas obtiveram maior percentual de crescimento em valor, quando comparadas ao período anterior, foram os bancos, varejo e exportação de commodities. “Estes setores foram beneficiados pela recuperação da bolsa de valores após julho de 2009 e por boas perspectivas futuras e, ainda, pelo crescimento do consumo das famílias brasileiras, graças ao pacote do governo de estímulo à economia, isenção de IPI, entre outros”, comenta Nunes.
Já no setor automobilístico, apesar dos estímulos e do forte crescimento em vendas, apenas a marca Honda teve alta expressiva em seu valor. “As demais do setor mantiveram os valores financeiros ou cresceram a taxas modestas, resultado da queda no índice de força da marca avaliada pelos consumidores, que apontaram problemas em assistência técnica, pós venda, serviços ao consumidor e qualidade do produto, entre outros”, explica o CEO.
Neste contexto, as marcas que mais cresceram em valor são, pela ordem: Santander (140%), Ultrapar (109%), Gerdau (106%), HSBC (93%), Caixa (74%), Wall Mart (74%), Petrobras (65%), BNDES (62%), Banco do Brasil (56%), Honda (54%), Carrefour (52%), Casas Bahia (44%), Magazine Luiza (44%) e Bradesco (42%). Já quedas notáveis em valores ocorreram com as marcas Sadia (-26%); Nokia (-38%) e Texaco (-34%). “Estas marcas foram negativamente impactadas por fatores como piora da economia, maior concorrência ou falta de investimento apropriado na marca”, afirma Nunes.
AS MARCAS MAIS VALIOSAS DO BRASIL |
Posição (2009) |
Posição (2008) |
Marca |
Valor da Marca (R$ bilhões) |
1 |
1 |
Bradesco |
23.148 |
2 |
2 |
Banco Itaú |
12.033 |
3 |
3 |
Banco do Brasil |
11.601 |
4 |
7 |
Petrobras |
9.734 |
5 |
6 |
Vivo |
7.631 |
6 |
9 |
Oi/Telemar |
7.561 |
7 |
12 |
Casas Bahia |
7.203 |
8 |
17 |
Caixa |
7.051 |
9 |
15 |
Carrefour |
6.466 |
10 |
10 |
Fiat |
6.449 |
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