As melhores marcas do mundo

A Interbrand, uma das maiores consultorias de branding do mundo e com atuação em cerca de 25 países, elenca as 100 Melhores Marcas Globais. A 12ª edição do ranking posiciona a Coca-Cola na liderança e mostra o crescimento da Apple que aumentou seu valor de marca em 58%, passando a ocupar o 8º lugar e é a empresa que mais subiu posições neste ano. Pela primeira vez, a marca se encontra entre as 10 maiores listadas no ranking da Interbrand.  
 
A Interbrand elabora seu ranking de Melhores Marcas Globais com base em uma metodologia que analisa três aspectos principais que contribuem para o valor de uma marca: desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca, papel dela no processo de decisão de compra e sua força para continuar garantindo receita para a empresa. “O ranking das Melhores Marcas Globais nos mostra a importância de gerir cuidadosamente este que é um dos ativos mais valiosos das empresas. Embora ainda não existam marcas brasileiras consideradas verdadeiramente globais, temos no Brasil várias empresas líderes mundiais em seus setores de atividade e é apenas uma questão de tempo, pouco tempo, para que as marcas destas empresas apareçam na constelação das marcas globais mais valiosas”, explica Alejandro Pinedo, diretor da Interbrand do Brasil.
 
Essa edição aponta que devido aos mercados voláteis e ao clima incerto dos negócios que caracterizaram 2011, as marcas estão no meio do processo de adaptação a uma nova realidade. “Incerteza é o novo status quo, portanto, as marcas de hoje precisam ser rápidas e ágeis” apontou Jez Frampton, CEO Global da Interbrand. “Consistência, relevância e comprometimento são mandatórios, se uma marca deseja manter o ritmo no nosso mundo de constantes mudanças”, afirma.
 
Nesta edição, as marcas de tecnologia continuaram a apresentar crescimento. Sete das 10 marcas mais valiosas são desse segmento: IBM (2°), Microsoft (3°), Google (4°), GE (5°), Intel (7°), Apple e Hewlett-Packard (10°). Sendo que a Apple, Amazon.com (26°), Google e Samsung (17°) são as quatro empresas que mais subiram posições no ranking e uma das poucas novatas é a HTC (98°), fabricante de aparelhos móveis. 
 
O último ano foi marcado pelo surpreendente crescimento da indústria automotiva, conduzido, pelo ressurgimento da indústria automotiva americana e pela alta demanda por carros na China. Dessa forma, a Toyota (11°) mantém sua posição como a melhor marca automotiva no estudo. E como novidade a Nissan Motor, a segunda maior fabricante de veículos do Japão e ausente das Melhores Marcas Globais desde 2007, retornou ao Ranking da Interbrand na 90° posição. 
 
O mercado de luxo também desponta no ranking com a Louis Vuitton (18°), Gucci (39°), Hermès (66°), Cartier (70°), Tiffany (73°), Moët & Chandon (77°), Armani (93°) e Burberry (95°) que viram seus respectivos valores de marca aumentar no último ano. Todas as empresas de luxo que aparecem no levantamento da Interbrand obtiveram esse incremento ao alavancarem sua condição de ícone e, simultaneamente, engajaram novos consumidores em experiências únicas e significativas. 
 
Outro setor de destaque é o mercado financeiro. Após a crise econômica de 2008, as marcas financeiras continuam lutando, especialmente, as sediadas nos Estados Unidos. Citi (42°), Barclays (79°), Credit Suisse (82°) e UBS (92°) viram uma pequena diminuição no valor de suas marcas no ranking Interbrand 2011. Entretanto, algumas instituições financeiras com sede na Europa registraram crescimento de 5% ou mais no último ano. O suíço Zurich (94°) e o espanhol Santander (68°) demonstraram comprometimento em reconquistar a confiança dos consumidores e em restabelecer uma forte ética nos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima