As melhores práticas ambientais

0
0


O 4º Benchmarking Ambiental Brasileiro tem como objetivo identificar, premiar e, principalmente, promover o livro acesso às “fórmulas” que estão por trás do êxito operacional e performance de projetos e ações exemplares em prol da “sustentabilidade” protagonizadas pelo setor privado, ONGs ou governos, isolada ou conjuntamente nas várias regiões do País. O prêmio já está com as incrições abertas e podem ser enviados à Comissão Técnica Julgadora até o dia 1 de agosto no site www.maisprojetos.com.br/bench.

“Na área ambiental, a ferramenta benchmarking tem estimulado, dentro e fora do Brasil, um processo continuo e sistemático de comparação e adoção dos melhores métodos e práticas utilizados por organizações líderes no comprometimento com o desenvolvimento sustentável. O resultado disso é que a implementação dos princípios e diretrizes da sustentabilidade baseada no tripé das praticas socialmente justas, ambientalmente corretas e economicamente viáveis, avança com muito mais rapidez, e a custos muito menores para toda sociedade”, explica Marilena Lavorato, diretora executiva da Mais Projetos Gestão e Capacitação Socioambiental, empresa idealizadora do Benchmarking Ambiental Brasileiro.

Desde que foi lançado, em 2003, e até o presente momento, o Prêmio Benchamarking Ambiental Brasileiro já selecionou 58 cases. Essas iniciativas compõem um banco de dados de livre acesso público. Instituições do mesmo ramo de atividade e também de outros setores têm nos critérios e parâmetros adotados pelos cases vencedores um meio seguro e fácil de fazer comparações de resultados e práticas. Em edições anteriores, o prêmio já selecionou cases de companhias como AES TIETE, Ambev, Cosipa, CVRD, Daimler-Chrysler, Henkel, Klabin, Sadia, Shering Plough, entre outras.

“Mirando-se nos melhores exemplos selecionados pelo Prêmio Benchmarking Ambiental, os gestores têm, após esse exercício de comparação, freqüentemente feito mudanças internas, em áreas como redução de resíduos e emissões de poluentes, otimização de processos e comunicação. Dentro desse contexto fica fácil perceber que o benchmarking é um aspecto prático e basilar da responsabilidade social”, destaca Marilena.

Mais Informações sobre o prêmio podem ser adquiridas pelos telefones (11) 3257-9660 / 3259-184, no e-mail [email protected] ou pelo site www.maisprojetos.com.br/bench.