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As mídias sociais e o marketing on-line

Autor: Eduardo Shuto
 
Atualmente existe um leque de possibilidades para divulgar uma campanha de marketing. A Internet se consolidou como um grande canal de comunicação. As redes sociais conquistaram seu espaço e cada vez mais são utilizadas para aumentar a visibilidade dos sites. 
 
Um bom planejamento feito por profissionais pode garantir um cuidado extra na divulgação de uma campanha. Devido à massificação das mídias sócias, planejar é essencial para evitar uma “popularização” inadequada. E isso se resume a inúmeros acessos, visualizações e postagens. 
 
Muitas empresas apostam suas campanhas na Internet pela percepção de uma audiência massiva de usuários à espera de mais informações. E nada mais esperado que as redes sociais ganhem atenção especial nos resultados e expectativas. 
 
As agências de publicidade e marketing utilizam as redes sociais para divulgar suas campanhas. Twitter, Facebook, Orkut e MSN são as principais, e mais usadas, ferramentas que pela grande quantidade de usuários geram retorno favorável. Além disso, portais como globo.com, UOL, R7, permitem aumentar a visibilidade de divulgação de sites e campanhas.
 
A importância da Internet e das mídias sociais para o sucesso de toda uma campanha já foi comprovado e é utilizado por todos que almejam adentrar em todos os nichos e públicos. É de total importância atrelar as mídias à campanha, pois desta forma o site terá muito mais acesso. Por isso, é sempre uma boa alternativa aproveitar que o mundo está conectado nas redes sociais.
 
Ao divulgar seu site ou campanha no Facebook, por exemplo, é possível atingir um número muito grande de pessoas ao mesmo instante e em um tempo muito curto. E, principalmente se a divulgação for realizada no perfil de pessoas conhecidas e influentes.
 
Quando falamos em mídias, efetivamente a que possibilita um maior retorno é o Twitter pela propagação mais abrangente, fácil e rápida. Exemplos disso são as contas de celebridades com um grande número de seguidores, que influenciam significativamente e tornam-se formadores de opinião via rede social e até mesmo cobram grandes valores para dar apenas um “retweet”.
 
Além do básico, que fica por conta dos acessos e replicações, o sucesso nas divulgações em redes sociais depende extremamente da elaboração de uma estrutura de hospedagem que suporte os acessos pretendidos. De que adianta uma ótima campanha com pessoas influentes se o site não comporta a quantidade de visitas que aquela celebridade irá demandar?
 
Por esse motivo, é fundamental que no momento da contratação da hospedagem, seja fornecido o número real de expectativas de visitação ao site e de acessos simultâneos. Desta forma é criada uma estrutura que atenda à expectativa do cliente e faça com que a divulgação do site seja um sucesso.
 
Geralmente, empresas de hospedagem seriamente comprometidas com o triunfo do cliente, costumam utilizar um medidor de acessos ao site. Com isso, é possível identificar de onde partiu o acesso ao site.
 
A estratégia de utilizar as mídias sociais para divulgar sites, campanhas e ações on-line é muito bem vinda. Pode-se dizer que isso significa “sair na frente” de outras agências concorrentes devido ao um número muito alto de pessoas em um curto tempo e com um custo baixo que consegue atingir.
 
Atualmente é difícil encontrar usuários não conectados. A cada dia, as pessoas querem estar atualizadas com o que acontece no mundo e por isso, acabam por estarem conectadas 24h nas mídias, seja por meio dos computadores de casa, do serviço ou até mesmo do próprio celular.
 
As mídias sociais têm o poder abrangente de repassar informações, pois uma notícia divulgada nesses meios, rapidamente tem uma grande repercussão. Por isso, dê atenção a este segmento do mundo on-line. Manter as redes sociais atualizadas e alimentá-las com informações pertinentes de acordo com as exigências e demandas pode ser a alavanca certa para aumentar a visibilidade de seu trabalho a seu favor. Pense nisso!
 
*Eduardo Shuto é gerente geral da Ananke.

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