CEO da Farmax descreve a trajetória de uma cultura cliente centrada em produtos acessíveis de saúde, beleza e bem-estar
Foi sabendo explorar o enorme potencial que é reprimido na base da pirâmide social brasileira que uma empresa familiar do interior de Minas Gerais se transformou em um grupo bem-sucedido, combinando qualidade com preços acessíveis em produtos na área de saúde, beleza e bem-estar. Trata-se da Farmax que, juntamente com a Sanavita e a Negra Rosa, hoje pertencentes ao grupo de investimentos Vince Partners, tem exercido o propósito da acessibilidade atendendo às outras necessidades do mercado. Detalhando de que forma essa entrega de valor possibilitou o crescimento, Ronaldo Ribeiro, CEO da Farmax, participou, hoje (07), da 1004ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Empresa familiar, nascida em Divinópolis, interior de Minas Gerais, há 44 anos, a Farmax atravessou as transformações e crises da economia brasileira, segundo o executivo, para se transformar em um grupo e iniciando o processo de profissionalização com a sua chegada, em 2018, para liderar o negócio. “Uma empresa que começou de forma bem simples fabricando, por exemplo, bicarbonato de sódio e cloreto de magnésio, avançando com a percepção sobre as oportunidades. Começou pelo segmento de cosméticos, um mercado resiliente e promissor, em seguida, fez suas próprias embalagens e verticalizou sua cadeia de suprimentos, trazendo para ela a possibilidade de produzir a custos mais baixos. Isso permitiu oferecer produtos a preços mais acessíveis, além de descobrir como oferecer respostas mais ágeis dentro da experiência do cliente.”
Segundo o CEO, a partir de 2018 foi possível também perceber a oportunidade ao aumentar a gama de itens com capacidade de oferecer valor agregado com maior margem de lucro, ajudando a empresa a crescer ainda mais. Três anos depois, a Farmax decidiu vender 100% das ações ao grupo de investimentos Vince Partners, adquirindo na sequência a Sanavita e a Negra Rosa. “Hoje, somos um grupo formado por três marcas que simbolizam o empreendedorismo brasileiro que enfrenta desafios transformando-o em oportunidades.”
Perguntado sobre o porquê dessas decisões, Ronaldo contou que, há 26 anos trabalhando no segmento de bens de consumo e lendo alguns livros, entendeu a importância da base de pirâmide social na força desse mercado. “Por isso, pensando em destravar esse potencial no Brasil, a enorme quantidade de pessoas desejando adquirir determinados produtos inacessíveis economicamente, nós, da concepção ao desenvolvimento, os fazemos pensando nessas classe sociais. A palavra-chave do grupo é a acessibilidade, sendo que, na Farmax é pelo preço, na Sanavita oferecendo à mulher suplementos nutricionais que ela não encontrava no mercado e, na Negra Rosa, desenvolvendo produtos para mulheres negras, muitas vezes negligenciadas em suas necessidades específicas.”
Escolhido, no ano passado, como um dos líderes do programa ImPacto do Pacto Global da ONU, na ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na área de saúde e bem-estar, Ronaldo foi indagado pela audiência como tem conseguido conciliar esse trabalho com suas responsabilidades de CEO. De acordo com o executivo, isso se dá com suas próprias atividades na Farmax e participando de grupos de indivíduos envolvidos com essa causa, além de saber delegar, descentralizando a tomada de decisão na empresa. Houve tempo para explicar de que forma a cultura da empresa reflete na vida dos colaboradores, o que, segundo ele, acaba desembocando também na forma como estes se relacionam com os clientes. “Porque os consumidores, atualmente, continuam olhando para a qualidade e o preço, mas querem cada vez mais saber que empresa é essa que está por trás do produto, quais os seus valores e propósitos.” Ele ainda deu detalhes sobre a forma com que a empresa desenvolve os produtos a partir da régua de preço, que o torne acessível a qualquer classe social, tendo o padrão de qualidade como inegociável, entre outros assuntos.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1003 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (08), com a presença de Leandro Thot, diretor de marketing do Will Bank, que abordará as ações de marketing na jornada de encantamento; na quarta, será a vez de Renata Kasahara, head de marketing da SIG para América do Sul; na quinta, Bia Dominguez, head de CX da Alice; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Live Marketing: Como se diferenciar na era da experiência?”, reunindo Andréa Pitta, CEO da Fibra.ag, Silvana Torres, presidente da Mark Up, Fernando Figueiredo, CEO da Bullet, e Marcos Pirozzelli, CEO da Accuracy.