As redes sociais se tornaram um dos principais pontos de comunicação entre as empresas e seus públicos. Esses canais, se utilizados de forma correta, podem criar um vínculo bastante positivo, ajudando a disseminar o posicionamento e a cultura das marcas. De olho nisso, a Socialbakers realizou um levantamento no Instagram e no Facebook que aponta quais foram as marcas que mais engajaram nas redes em 2018.
De acordo com Alexandra Avelar, country manager da empresa, o estudo é uma forma de analisar como as marcas se comportam em suas páginas e quais são os resultados gerados pela audiência de cada uma delas. “Entender quem é sua audiência e o que lhe interessa é uma forma eficaz de direcionar as ações nas redes e, assim, obter uma maior identificação por parte do público e consequentemente maior retorno dos investimentos em conteúdo para esses canais. É isso que percebemos nas páginas com melhor performance, as pessoas realmente se identificam e se relacionam com aquela marca”, explica.
De acordo com a executiva, entendendo a atuação das marcas em destaque também é possível identificar algumas boas-práticas que podem ser adotadas por outras empresas. Alexandra aponta que “convidar o público para participar de uma conversa vem se mostrando eficaz e resultando em alto nível de engajamento. Mas é importante ressaltar que conversa é feita de duas ou mais partes. Chamar para conversa e sumir, já não faz mais sentido. A marca tem que estar preparada para sustentar esta troca ou ter uma comunidade forte o suficiente para mantê-la interessante” conclui.
FACEBOOK
Marcas |
Interações |
Hotel Urbano |
8.639.533 |
Havan |
6.118.853 |
Samsung |
6.054.742 |
Salon Line |
3.648.673 |
Salinas Maragogi |
3.460.575 |
INSTAGRAM
Marca |
Interações |
Hotel Urbano |
30.362.206 |
Lojas Americanas |
27.867.742 |
Netflix Brasil |
21.819.920 |
Santa Lolla |
17.619.051 |
Arezzo |
17.510.591 |