O TechLab (laboratório de pesquisas e análise de tecnologias) da e-Consulting Corp, boutique digital de conhecimento que cria, desenvolve e implementa estratégias competitivas e serviços para grandes corporações, anuncia as principais tendências tecnológicas para os negócios este ano. A empresa divulgou o estudo anual “7 Hot Techs 2004”, que antecipa e analisa as tecnologias consideradas mais importantes para os mercados de TI e Telecom no país.
1. BPM (Business Process Management), base para web services – ou o redesenho da arquitetura de processos a partir da distribuição de componentes em redes remotas colaborativas – e Metodologias de gestão de projetos e recursos de TI (PMI, ITIL, ICMM, SLA, SLM etc), porque planejamento e normatização passam a ser exigências do mercado;
2. Comunicação de dados móveis de banda larga (GSM/GPRS e CDMA 1xRTT), porque mobilidade aliada à profundidade é o caminho natural da convergência utilitária de meios e padrões;
3. Modelos para redes solidárias, como grid computing e thin computing, porque maximização de capacidades com leveza operacional gera eficiência e eficácia;
4. VoIP (Voice Over IP), porque o usuário corporativo precisa maximizar o valor (ROI) de suas infra-estruturas de conectividade, banda e capacidade;
5. Instant messaging applications, inclusive via aplicações móveis, como Bluetooth, porque comunicação C2C é a base da construção de comunidades;
6. Smart applications, como smartcards (que começa a adentrar o varejo), porque nanotecnologia e computação ubíqua são o caminho da evolução do desenvolvimento tecnológico e de seus devices;
7. Open standards, padrões abertos que garantem interoperabilidade para infra-estruturas, aplicativos e plataformas, proporcionando geração de conhecimento comunitária e rediscussão dos modelos de propriedade intelectual e padrões de proteção de valor, como registros e patentes.
“Procuramos selecionar as tecnologias que ainda não estão em voga ou merecem maior destaque no cenário nacional, porém que certamente irão impactar na forma como serão realizados os negócios nos próximos anos. São tecnologias nas quais os CIOs, CTOs e CEOs têm de começar a pensar a partir de agora, para que suas empresas se mantenham competitivas no futuro”, explica Daniel Domeneghetti, diretor de estratégia e conhecimento da e-Consulting e vice-presidente de conhecimento e métricas da Camara-e.net. “Com isso, procuramos fugir das tradicionais apostas norteadas pela indústria, que, no fundo, funcionam como a postulação do óbvio. “, completa Paulo Henrique Rocha, consultor Senior do Tech Lab da e-Consulting.