Associação adota assinatura digital

0
13

A Camara-e.net, em parceria com a Serasa, certificou por meio do e-CPF os membros do seu Conselho Administrativo. O objetivo principal dessa ação é que todos os membros, como formadores de opinião, passem a assinar digitalmente todos os documentos digitais relativos às atividades da entidade. Todos os e-mails intercambiados pelo grupo serão certificados e assinados digitalmente.
Ricardo Theil, VP de Finanças e Controle e Coordenador do Movimento Internet Segura da entidade foi o incentivador dessa ação, que teve o apoio unânime dos demais vice-presidentes. “O projeto e-CPF (ou CPF eletrônico) tem como objetivo oferecer uma Certificação Digital única a cada cidadão brasileiro detentor de um CPF. A Camara-e.net incentiva e divulga o uso dessa tecnologia para acelerar o crescimento do número de pessoas incluídas nesse contexto e, assim, diminuir a possibilidade de fraudes eletrônicas”, explanou Ricardo Theil.
“A Certificação Digital vai avançar a passos rápidos no Brasil e deve ser mais um “caso” de pioneirismo mundial, como já foram as eleições via urnas eletrônicas e as Declarações de IR pela Internet. Há uma forte tendência de que os Bancos adotem uma certificação digital única, através do e-CPF para cada cidadão detentor de uma conta-corrente”, diz Ricardo Theil.
O e-CPF foi criado para agilizar e facilitar o relacionamento entre os contribuintes brasileiros e a Secretaria da Receita Federal-SRF. O e-CPF pode também ser utilizado para assinar digitalmente qualquer documento eletrônico, e-mail, etc. garantindo assim a autenticidade dos remetentes desses documentos e dos dados que trafegam pela Internet. Garante a Autenticidade, a Integridade e ainda se necessário a Confidencialidade do conteúdo dos documentos através da Criptografia. A Receita Federal já oferece uma serie de serviços que facilitam de sobremaneira tanto as pessoas físicas como jurídicas que possuam um e-CPF ou e-CNPJ.