Atenção à responsabilidade social

0
2
A ThyssenKrupp Bilstein Brasil investe em práticas cujo intuito é promover a inserção social e melhoria dos indicadores de qualidade de vida das comunidades que estão localizadas no entorno de suas unidades. De acordo com a gerente de gestão de pessoas, Christine Vidal, o objetivo é impulsionar o crescimento do Brasil, não só do ponto de vista econômico, mas também social. “Contribuir para a melhoria da qualidade de vida é uma das nossas metas. E, por meio desse trabalho, acreditamos que podemos fazer a diferença”, declara.  
 
Um dos exemplos é o projeto Tecer para Crescer, executado em Ibirité, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Inaugurada em 2005, a proposta da ação é promover oficinas de tecelagem e artesanato buscando a integração ao trabalho, à cidadania e o desenvolvimento do capital humano. Quatro coordenadoras organizam as aulas que são abertas a comunidade. Elas foram alunas do curso e, para exercer a função, foram capacitadas em conceitos inerentes à qualificação profissional e à gestão. Em média, o curso forma anualmente 100 pessoas. Elaine Ferreira Laerte, uma das coordenadoras do Tecer para Crescer, conta o impacto da atividade em sua vida. “O projeto me proporciona fazer o que gosto que é lecionar. Além disso, consegui adquiri muito conhecimento, principalmente na área de gestão”, afirma.
 
Além da capacitação no próprio projeto, os participantes do Tecer para Crescer estão sempre buscando novas possibilidades de atuação e troca de conhecimento. Um exemplo disso foi a atual visita ao Projeto Tecoste, desenvolvido pela Fundação Volkswagen, que consiste na confecção de brindes promocionais de maneira ecologicamente correta, com uniformes doados pela empresa. 
 
E também existem oportunidades para quem quer atuar na área de beleza e estética. Trata-se do Salão Escola Aquarela, que disponibiliza cursos de Manicure, Pedicure, Cabeleireiro e Depilação. 
 
Os alunos são capacitados tecnicamente e após cumprirem a carga-horária necessária, o espaço é aberto à comunidade, sob a supervisão de coordenadores. Além da capacitação técnica as alunas tem a oportunidade de exercer sua cidadania em ações voluntarias. Atualmente, as ações são desenvolvidas no Lar dos Idosos Vida Saudável e no Projeto “Unidos Pela Paz”, que é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar.
 
No Lar dos Idosos Vida Saudável, os participantes levam serviços de corte de cabelo e manicure para o público. O objetivo é proporcionar um dia diferente para os idosos, contribuindo com sua autoestima, além de conscientizar os alunos do curso, da  responsabilidade e comprometimento com o ambiente social no qual estão inseridos.
 
Já o projeto Unidos Pela Paz é uma ação conjunta entre a PM e empresas da região de Ibirité, entre elas a ThyssenKrupp Bilstein Brasil. A atividade visa proporcionar um dia ao ar livre repleto de ações culturais, como dança, teatro e apresentações musicais, além  de serviços de utilidade pública. Inseridos nesse contexto o Salão Escola Aquarela atende a comunidade com corte de cabelo gratuito.
 
O projeto forma, por ano, uma média de 40 profissionais. Após a conclusão do curso, os participantes recebem um Kit com o material básico para iniciarem a carreira profissional. 
 
A coordenadora do Salão Escola Aquarela, Maria Elizabete de Assis, que também foi aluna, diz a importância desta ação. “Aqui eu consegui abrir meu próprio negócio, adquirir reconhecimento na comunidade pelo trabalho que eu faço e crescer profissionalmente como eu não esperava. Posso dizer que o projeto teve um impacto transformador em minha vida”, afirma.
 
Atenta em promover a inclusão digital, a ThyssenKrupp Bilstein Brasil coordena também o projeto [email protected]ção, que viabiliza o acesso a cursos de Informática para toda a comunidade de Ibirité.  O objetivo é democratizar o acesso à tecnologia. A atividade, que teve início em 2008, beneficia uma media de 150 pessoas anualmente. Com duração de quatro meses, as aulas são ministradas no Instituto Oasis e na Escola Estadual Professora Yolanda Martins. Na escola a qualificação é aberta aos alunos e no Instituto Oasis, a atividade é desenvolvida para toda a comunidade de Ibirité.  No curso, os participantes recebem orientações sobre a plataforma Windows e demais programas do pacote Office, como Word, Excel, Power Point e Internet. Além disso, eles também são qualificados em digitação. O objetivo  é capacitar estes jovens facilitando o seu acesso ao mercado de trabalho.