Autor: Eric Beraldo
O sonho de todo departamento de marketing não é apenas atrair visitantes para o website da companhia. É atrair os visitantes corretos. Eu iria além: queremos um público mais propenso em se tornar um lead e, finalmente, clientes felizes. Mas quem são as pessoas “certas”? Quem são os nossos clientes ideais, também conhecidos como personas?
Antes de definir qualquer estratégia de marketing de conteúdo, os gestores devem obrigatoriamente ter em mente quem são essas personas, que devem ser seus ideais holísticos, de como são seus clientes e o que eles buscam. Atualmente, existem ferramentas importantes e eficazes para ajudar profissionais de marketing a atrair essas personas, ou os usuários certos para seu site.
A experiência tem comprovado que todo marketing de conteúdo deve começar com um blog. Eu acredito que seja uma das melhores e mais poderosas formas de atrair novos visitantes para o site da companhia. Para ser encontrado por uma audiência qualificada, é necessário criar conteúdos relevantes e educativos para responder a uma necessidade ou o “ponto de dor” de suas personas.
No e-commerce, por exemplo, os clientes começam o processo de compra on-line, geralmente usando um site de buscas para encontrar algo sobre aquilo que têm dúvidas. Então, você precisa ter certeza de que você está aparecendo com destaque quando e onde sua persona iniciar a busca. Para isso, é preciso cuidado, analiticamente escolher palavras-chave, otimizar suas páginas, criar conteúdo, e construir as ligações em torno dos termos que seus compradores ideais estão procurando. Essa ferramenta, conhecida como SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca), é o conjunto de estratégias que têm por objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de buscas da Internet.
As páginas do site de uma empresa são outra ferramenta que deve ser muito bem planejada, pois são uma espécie de vitrine digital. Ela, além de transmitir os valores e a missão da empresa, precisam ser fáceis de navegar e apresentar informações claras e objetivas e apresentar o que seu público deseja. Otimize seu site para ter um bom apelo a suas personas, transformando-o em um portal de conteúdo interessante e útil para atrair os visitantes certos.
Ouro recurso que nos últimos anos ganhou destaque dentro das estratégias de marketing de conteúdo para atrair seus clientes ideais são as redes sociais, considerado o ponto de convergência entre usuários e consumidores. Como o marketing de conteúdo está totalmente baseado em seu conteúdo a ser notado e/ou percebido por seu público-alvo, as publicações em mídias sociais permitem que os usuários compartilhem a informação. Sendo assim, você terá uma chance maior de atingir mais pessoas, e também ajudará no seu branding,
No Brasil, o marketing de conteúdo ainda está engatinhando, as empresas que souberem utilizá-lo da forma correta, certamente se destacarão neste cenário inicial e poderão se tornar referência. O trabalho de marketing de conteúdo exige muito planejamento e comprometimento. Hoje, muitos departamentos de marketing não têm uma equipe para desenvolver esse trabalho, que é bastante meticuloso e toma muito tempo. Minha sugestão é: não tente incorporar esse trabalho em sua equipe atual. Necessariamente, você terá que criar uma equipe para gerir essa ação ou contratar uma agência para fazê-lo. Devido a necessidade constante de análise e acompanhamento dos resultados.
Sem dúvida, o marketing de conteúdo vai se tornar uma estratégia crucial nos negócios das empresas, tanto de B2B quanto B2C. Por isso, caso você tenha interesse em investir nisso, faça da maneira correta!
Eric Beraldo é gerente de marketing da Axyon Distribuidora