O canal para quem respira cliente.

Aumenta a inadimplência no Brasil

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

No primeiro trimestre deste ano, o índice de cheques honrados no Brasil foi de 96,24%, número 0,03% superior ao registrado no mesmo período do ano passado (96,21%), constatou pesquisa da Telecheque, empresa de verificação e garantia de cheques. O índice de cheques devolvidos (3,01%) também apresentou ligeira alta, de 0,66%, em relação ao verificado no ano passado (2,99%). Já o indicador de roubados (0,74%) foi inferior 7,5% no comparativo com o primeiro trimestre de 2004 (0,80%).
“Embora pouco significativa, a alta da inadimplência, já esperada, se deve à elevação da taxa de desemprego verificada nesses primeiros três meses do ano, conforme anunciado pelos próprios institutos de pesquisa Seade/Dieese e IBGE, e que pode ser explicada pelo fato de parte considerável dos trabalhadores temporários contratados entre novembro e dezembro passarem a ser dispensados nesse período, sobretudo no comércio”, explica José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.
Dessa forma, diz o executivo, o consumidor acaba mais vulnerável ao não pagamento de suas dívidas, tendo em vista, principalmente, o acúmulo de contas a pagar entre janeiro e março, por conta do grande volume de pré-datados emitidos nas compras de fim de ano em 2004 e das contas fixas deste período, como IPVA, IPTU, material escolar, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima