Autor: Gustavo Mello
Como sua empresa faz o planejamento da equipe de vendas? Como avalia a participação de mercado? Sua empresa otimiza as áreas de atuação para aumentar a positivação e prospecção? Estas são algumas perguntas muito pertinentes e já fez muito diretor comercial perder algumas noites de sono, tentando descobrir uma forma de conseguir mapear a área de atuação, controlar a equipe de vendas para aumentar o ticket médio e buscar novos clientes.
Mas então, como fazer para extrair o máximo das oportunidades disponíveis e tornar a operação eficiente? Simples, utilizando uma plataforma de inteligência geográfica com foco em gestão comercial.
Imagina o resultado que você teria, utilizando uma única plataforma, se pudesse:
– desenhar a(s) área(s) de atuação da sua equipe;
– mapear todos os clientes, distinguindo os ativos dos inativos;
– identificar as positivações (vendas) por dia da semana ou faturamento;
– visualizar todos os seus prospects;
– planejar o roteiro visando o aumento na quantidade de visitas por dia e ainda reduzir o custo com deslocamento;
– redistribuir territórios em função das oportunidades;
– calibrar as metas dos times tornando-as mais assertivas;
– cobrar um pipeline do potencial total da região e assim ter maior controle e gestão da operação.
Empresas que já utilizam plataformas de inteligência geográfica têm saído na frente e acelerado seus resultados mesmo em tempos de crise. As soluções estão disponíveis, cabe a você decidir como vai gerir sua operação comercial.
Gustavo Mello é proprietário e consultor na Sigma Inteligência Aplicada.