Aurora adquire solução de BI da MicroStrategy

0
2

A Aurora Bebidas e Alimentos Finos acaba de fechar um contrato com a MicroStrategy para o fornecimento do sistema de Business Intelligence (BI), o MicroStrategy 7i, a ser implementado até o final do ano. O objetivo desta aquisição é dar suporte de suas decisões as áreas financeira, operacional e comercial. Para o diretor de finanças e informática, Eduardo El Khouri Buzato, a princípio prospectou-se no mercado uma solução que atendesse tanto os planejamentos orçamentários quanto o BI. Porém, a companhia acabou optando por uma ferramenta para planejamento orçamentário. Mas, após a implantação desse módulo, entendeu que deveria buscar uma solução de BI compatível com as suas possibilidades de investimento. “Necessitávamos uma solução de BI intelligence que atendesse às expectativas dos executivos da empresa e que estivesse em linha com nossa possibilidade de investimentos nesta área”, afirma Buzato.

A Aurora então conduziu um estudo de justificativa do investimento e aceitou o contrato de risco proposto pela MicroStrategy, que disponibilizou, por um mês, o sistema de BI na distribuidora para avaliação, com direito a suporte técnico. Durante esse período, foi estruturado um projeto piloto no setor financeiro, que possibilitou a visualização de todos os benefícios que poderiam ser atingidos com a solução, justificando de forma mais consistente o investimento realizado. “Isso foi um diferencial, já que em outras empresas vemos que os projetos de BI só conseguem mostrar os benefícios adquiridos depois de um longo período de implantação. Conseguimos validar não só a parte técnica mas, principalmente, a certificação da ferramenta como suporte das decisões táticas e estratégicas do negócio”, explica Buzato.
A empresa conseguiu mensurar alguns pontos que colocará em prática no seu dia-a-dia. Foi possível, por exemplo, definir que a aprovação de crédito, para casos especiais, será feita com base nos dados oriundos da solução MicroStrategy 7i, que oferece consultas mais complexas e personalizadas de cada cliente firmado ou em potencial. Outro ponto apresentado pelo cliente foi a consolidação de todo seu report financeiro e métricas de geração de valor de forma integrada, reduzindo o tempo de fechamento e consolidação mensal de quatro para dois dias. “Através do MicroStrategy Report Services, conseguimos sair dos relatórios proprietários do nosso sistema de contabilidade e promover uma real integração com os dados do planejamento orçamentário. Além da eliminação de possíveis erros de consolidação, disponibilizamos para nossos executivos uma interface totalmente flexível e ágil”, conclui o executivo.