Entregar a declaração do Imposto de Renda utilizando o e-CPF ou CPF eletrônico já é um procedimento legal desde o último 1º de março, porém embora essa novidade demonstre o avanço tecnológico do País e o incentivo do governo brasileiro ao uso de documentos digitais, essa alternativa ainda não está disponível para grande parte da população. O preço e o desconhecimento em relação à tecnologia podem ser alguns desses entraves. Com esse cenário, as longas filas, os muitos papéis e o cansativo processo burocrático dos cartórios deverão continuar por mais alguns anos.
Para tentar solucionar essa questão e minimizar o tempo gasto nestes órgãos, o cartório Azevêdo Bastos, em João Pessoa, na Paraíba, adotou uma solução de autenticação digital que possibilita ao usuário, de sua própria casa ou escritório, autenticar documentos de maneira juridicamente legal. A ferramenta foi desenvolvida pela VS Datta Imagem, VAR local da Laserfiche, fornecedora norte-americana de soluções que utilizam tecnologia de imagem, workflow, cold, registros e Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED).
O uso da solução é simples. Através do Laserfiche Team, sistema de GED, o cartório captura, codifica, data e autentica os papéis com carimbo digital. “O documento é digitalizado, identificado com um CIU – Código de Identificação Único, que apresentará a rubrica do titular e a data, hora, minuto e segundo em que a autenticação foi processada”, explica Válber Azevedo, titular do cartório Azevêdo Bastos.
Através desse CIU, o usuário pode a qualquer momento e de qualquer lugar com acesso a computador, autenticar novamente todo o seu arquivo, sem precisar voltar ao cartório. “Ele tem a possibilidade de usar a sua identificação para acessar o banco de dados através do site do cartório ou pode imprimir os papéis diretamente do CD que recebe com todo o conteúdo digitalizado e indexado”, observa Válber. E para ter acesso a essa tecnologia, os usuários apenas precisam pagar a taxa de autenticação em papel.