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Automação comercial: o cliente agradece


Márcio Blak

Durante muito tempo, a automação comercial foi vista como diferencial para aumentar a competitividade em qualquer segmento. Em alguns anos, virou obrigação para sobreviver em meio à concorrência acirrada. Agora, com os crescentes avanços tecnológicos e a exigência por serviços cada vez melhores, são os consumidores os maiores beneficiados com o atendimento automatizado e o gerenciamento de todos os processos.

O caso de bares, restaurantes e casas noturnas é emblemático. Habituados aos recursos da informática, os freqüentadores desses lugares não abrem mão de um atendimento mais ágil e sofisticado sem que isso represente elevação dos preços. Na hora de decidir entre estabelecimentos do mesmo ramo e de porte semelhante, o consumidor acaba optando por aquele mais antenado com as inovações tecnológicas.

A escolha pode parecer inconsciente, mas é na verdade reflexo do reconhecimento gerado pelo melhor serviço e por eficientes técnicas de fidelização. Os proprietários de bares, restaurantes e locais voltados ao entretenimento descobriram que, além de enxugar os gastos operacionais, softwares de automação e gestão garantem a satisfação de uma clientela cada vez mais exigente.

Com a introdução da tecnologia Mobile, observa-se a redução no tempo necessário para servir o cliente, já que o pedido é recolhido pelo garçom e enviado imediatamente à cozinha e ao caixa, sem a necessidade de deslocamentos. Além de agilizar o preparo e a entrega dos pratos, isso evita equívocos no fechamento da conta. Um restaurante que utiliza comandas eletrônicas desperta credibilidade e segurança em seus freqüentadores.

A situação não fica restrita aos sistemas a la carte ou self service. A tendência de automatizar os procedimentos é observada com ainda mais intensidade nas grandes redes de fast food, que investem pesado em soluções para evitar filas e garantir que mais pessoas sejam atendidas no menor intervalo de tempo. É quase inviável pensar em um restaurante de shopping center que não tenha aderido aos sistemas informatizados.

Os benefícios atingem até mesmo quem não sai de casa. Pessoas que fazem os pedidos por telefone ou mesmo pela Internet encontram soluções inteligentes que trazem agilidade na transmissão para o restaurante mais próximo. O sistema diminui o tempo de entrega, registra o cadastro e histórico dos pedidos de todos os clientes e permite o monitoramento das entregas. É possível ao atendente propor sugestões, combinações e novidades de acordo com as preferências do comprador.

Os recursos tecnológicos no setor de alimentação atingiram tamanha complexidade que apresentam vantagens não apenas no atendimento, mas também no aprimoramento da gestão integrada. Indiretamente, o cliente se beneficia dessa organização, que prevê gestão financeira e de fluxo de caixa, além de um rígido controle de estoque. Fica claro, portanto, que as empresas de alimentação têm motivos de sobra para investir em tecnologia. Mas, no fim das contas, é o cliente que agradece.

Márcio Blak é consultor em automação comercial e diretor da Blak Informática.

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