O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Autonomia total



A Gol sempre apostou no amplo alcance da Internet, com a oferta de passagens on-line no Brasil. Atualmente, mais de 80% dos clientes compram tickets pelo portal da companhia, o que corresponde à 70% da receita. Porém, a empresa contava com alguns desafios. Segundo a Gol, todas as operações eram realizadas de maneira burocrática, com chamados para a equipe de desenvolvimento, que necessitava de um sistema a parte para controle de tempo de resposta e posterior aprovação da agência. Esta metodologia retardava a disponibilização de promoções e anúncios, já que muitas vezes levavam até 14 dias para serem concretizados após a concepção.

 

Para reverter esse cenário, a Brasoftware instalou o Microsoft SharePoint Portal Server, ferramenta que atende a crescente necessidade por soluções de busca e atualização no ambiente corporativo. Além de permitir o gerenciamento de conteúdo e processos, a solução proporciona agilidade e simplicidade no processo de alteração do conteúdo. “Envolvemos licenças do SharePoint 2007 e SQL para quatro servidores”, conta Giacomo Ortolan Neto, gerente de contas da Brasoftware. “A atuação direta da Microsoft foi de suma importância para o sucesso do projeto, principalmente na fase de implantação e stress testes do projeto”, ressalta Giselma Becaro Silva, coordenadora do PMO de TI, na época, gerente do projeto.

 

Com a solução, a empresa tem flexibilidade nas alterações e inclusões no site com acesso pré-definido pela área de marketing, sem a necessidade da intervenção do departamento de tecnologia. A companhia reduziu para três dias o tempo que os profissionais de marketing levavam para publicar as grandes promoções e agora o marketing possui autonomia total para alterar banners e outras informações do site em questão de minutos, bastando passar pelo fluxo de aprovações definido pelo próprio marketing.

 

“Nosso maior objetivo neste projeto foi que a Gol tivesse maior produtividade. Hoje a Gol está preparada para receber mais de três mil acessos simultâneos no VoeGol”, afirma Gustavo Bodra, analista responsável pelos portais da Gol. De acordo com a empresa, o projeto levou aproximadamente 12 meses para ser concluído e contou com treinamento de pessoal das áreas de Marketing e TI que envolveu 30 pessoas divididas entre administradores e publicadores.

 

Em novembro de 2008, a Gol lançou quatro campanhas de marketing em seu novo site e deu início a uma fase de maior agilidade e vantagem competitiva. “Antes, demoraríamos duas semanas para publicar quatro campanhas online”, afirmou Renata Caovila Domingues. “Agora, com a solução de portal implementada pela Brasoftware, leva no máximo três dias. Ganhamos pelo menos 11 dias de vendas promocionais pela agilidade que agora temos em disponibilizar uma promoção no ar para nossos clientes”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima