Para obter informações sobre o monitoramento dos riscos de mercado a que as instituições financeiras estão expostas, bem como das operações realizadas no mercado de títulos públicos federais, o Banco Central do Brasil (Bacen) desenvolveu o sistema de monitoramento de mercado (SMM).
Criado para ser um dos pilares de apoio para manutenção da estabilidade do sistema financeiro, o SMM, é integradocom plataforma da MicroStrategy e possui funcionalidades de monitoramento em períodos normais e de crise financeira, para identificar problemas individuais e de risco sistêmico. Com a solução os dados são recebidos, processados e consolidados com a utilização de uma ferramenta de ETL e a MicroStrategy é a responsável pela publicação de todos esses resultados.
De acordo com Francisco José de Abreu, gerente de sistemas do Bacen, o SMM permitiu um controle efetivo da liquidez do sistema financeiro nacional. “Houve um impacto na tomada de decisão e nos negócios do banco após a implementação que vai de encontro a nossos objetivos estratégicos”, explica.