Banco Mercedes-Benz reforça ações sociais

0
1


Para incentivar a prática social entre funcionários e parceiros, o Banco Mercedes-Benz desenvolveu um programa de Responsabilidade Social. Anualmente a instituição apóia entidades carentes que são escolhidas com base nas sugestões dos colaboradores. As casas selecionadas pela instituição financeira este ano foram o Lar de Idosos e Creche Vivência Feliz, localizada na cidade de São Paulo e que atende idosos ex-moradores de rua e crianças carentes; e a Creche Orfanato Presidente Tancredo de Almeida Neves, situada em São Joaquim de Bicas (MG) e que assiste cerca de 50 crianças abandonadas ou de família sem recursos.

O Banco conta com um grupo de funcionários voluntários para atuar nas entidades. Cada equipe é responsável por desenvolver um plano de ação, definindo as melhorias que serão realizadas e maximizando os recursos fornecidos. Por exemplo, no Lar de Idosos e Creche Vivência Feliz, que em breve mudará de sede, a primeira atividade a ser realizada é a reforma da nova casa. Há a necessidade de adaptação de salas para a transformação em quartos, levantamento de paredes divisórias e remanejamento dos moradores do Lar. “Além disso, está sendo desenvolvido um projeto para proporcionar a auto-suficiência financeira do Lar, proporcionar atividades sócio-culturais a fim de promover a integração entre a entidade e a instituição e garantir uma sólida base de doadores com o levantamento do banco de dados das pessoas que contribuem com a entidade, a atualização do sistema de cadastro e emissão de boletos, entre outras ações”, comenta José Licciardi, do Comitê de Responsabilidade Social do Banco.

Já na Creche Tancredo Neves, a principal ação a ser desenvolvida é a reforma da casa a fim de proporcionar um ambiente mais agradável e divertido para as crianças. Estão previstas as reformas no telhado, a instalação de novos brinquedos para as crianças, pintura de todas as paredes da casa, entre outras atividades.

Para acompanhar e coordenar todos os trabalhos, o Banco Mercedes-Benz criou com um Comitê de Responsabilidade Social, composto por executivos da instituição, encarregado de adequar as iniciativas aos valores da empresa. “O programa, que possui um indicador no Balanced Scorecard da empresa, certifica a implementação e a gestão da estratégia com base no princípio da comunicação e da cooperação de todos os públicos envolvidos”, afirma Michael Kempa, presidente do Banco Mercedes-Benz.

E para dar ainda mais transparência às atividades desenvolvidas pela instituição, a partir deste ano, o Banco Mercedes-Benz passa a divulgar o Balanço Social. A publicação traz a Missão e os Valores da insituição financeira, questões como Gestão Estratégica e de Pessoas, Incentivo à Cultura e ao Esporte por parte do Banco Mercedes-Benz, o Demonstrativo do Balanço Social, entre outras informações da instituição. “Trabalhamos fortemente focados em conceitos como Responsabilidade Social, transparência de gestão e respeito à ética e o Balanço Social vem reforçar esta atuação. Os nossos grandes objetivos são desenvolver a prática social entre os colaboradores e estimular parceiros, fornecedores e Concessionários a criar ações desta natureza”, complementa Kempa.