Banco Toyota agiliza emissão de contratos

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A EverSystems, provedora de soluções e serviços de Tecnologia da Informação, desenvolveu todo o site B2B e B2C do Banco Toyota, braço financeiro da Toyota Motor Corporation, permitindo dessa forma que propostas de vendas que antes demoravam cerca de uma hora e meia para serem aprovadas, hoje levam apenas 15 minutos. Quando foi lançado, apenas 20% das transações eram realizadas pelo site. Hoje, mais de 60% delas são feitas pela internet. O objetivo do banco é fazer com que toda a força de vendas utilize integralmente este canal.

O site foi desenvolvido para facilitar o processo de vendas da Toyota. Para isso, também era preciso estreitar o relacionamento com as 120 concessionárias e cerca de 1.500 vendedores. A empresa optou por dividir o site em duas áreas: a pública, com conteúdo institucional (apresentação do banco, histórico e produtos); e a privada, desenvolvida exclusivamente para o relacionamento do banco com os parceiros de negócios (distribuidoras).

Segundo Marcelo Guimarães, gerente de produtos e marketing do Banco Toyota, as distribuidoras da marca, por serem o canal de venda dos seviços financeiros (Financiamento, Leasing e Seguro Toyota) para os consumidores finais, precisavam de recursos para otimizar o atendimento. Essa foi uma das grandes preocupações do banco.

Nessa área restrita, as concessionárias podem controlar o financiamento dos estoques de veículos, consultar taxas, acessar relatórios, submeter uma proposta para a aprovação de crédito e acompanhar a proposta desde a analise até a liberação do pagamento. Os vendedores, por sua vez, também têm acesso às tabelas de taxas, relatórios, propostas e conseguem simular um financiamento em segundos, além de obter informações personalizadas como histórico de vendas e comissões.

Segundo Guimarães, é preciso um trabalho constante de mudança na cultura do vendedor. “É um problema mundial: as pessoas precisam aprender a usar o computador”, afirma. Para o gerente, os vendedores estavam acostumados com o encaminhamento da proposta via fax para o banco, que devolvia a resposta em um processo que levava mais de uma hora e meia para ser concluído. A utilização da tecnologia, valoriza a escolha dos clientes e das distribuidoras da marca.

Agora que o relacionamento com a área de vendas está consolidado, o site ainda deve passar por mudanças, permitindo ainda mais agilidade. Em uma segunda etapa, serão desenvolvidas novas funcionalidades para que os clientes do Banco Toyota possam interagir com o banco.

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