Banco West LB implanta projeto de replicação de site

0
1

O West LB, banco internacional com sede na Alemanha, tem como princípio manter-se constantemente atualizado com relação às tecnologias de ponta. Prova disso, foi o projeto de replicação do site do Banco que atendeu todas as normas com relação à contingência previstas na segunda etapa do SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro) imposto pelo Banco Central, antes mesmo do prazo previsto, em 2004. A replicação do site do Banco, que acaba de ser efetuada e consumiu investimentos totais na ordem de US$ 200 mil, foi desenvolvida e implementada pela 2S, integradora de sistemas que traz experiência nos segmentos de Storage, Segurança, Networking e Sistema Operacional.

O banco West LB possui duas unidades na cidade de São Paulo, sendo uma delas a matriz da instituição financeira no país. Parte da infra-estrutura de TI localizada na matriz do Banco foi replicada para a filial localizada no bairro de Cerqueira César, região central da cidade. Todo o projeto de replicação foi feito por meio de uma solução de software que permitiu sensível aumento de performance, além de uma economia para o Banco de 50% em relação aos preços das soluções tradicionais de replicação que utilizam hardware.

De acordo com Waldemar Innocente Filho, vice-presidente senior do banco West LB no Brasil, o site de contingência já foi utilizado (servidor do SPB) e o processo foi muito ágil e eficiente. “Agora temos capacidade de atender e superar todas as necessidades de negócios do Banco, inclusive às exigências do Banco Central em relação ao Sistema de Pagamento Brasileiro”, comemora.

No projeto de replicação, também foi identificada a necessidade de aumento de banda no link de comunicação do site principal para o site de contingência, passando de um link de 2Mbps para um de 10Mbps. O projeto de consultoria da 2S envolveu estudo completo do ambiente e da infra-estrutura do Banco. Com a implementação do projeto de replicação do site do Banco, a instituição financeira passou a contar com um sistema de contingência seguro, com alta disponibilidade e a um custo bastante acessível. Segundo Renato Carneiro, sócio-fundador da 2S, com a solução de software da Veritas que sua empresa utilizou, não houve necessidade para o banco de duplicar toda a infra-estrutura de TI da matriz para a filial, o que gerou uma economia significativa para o West LB.