Bancoob implanta o auto-atendimento

0
14

O Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), instituição financeira especializada no atendimento a cooperativas de crédito, escolheu a Itautec como seu principal fornecedor de soluções de automação, incluindo hardwares e softwares para prover transações e gerenciar os sistemas.
O projeto piloto de auto-atendimento do banco foi implementado no tempo recorde de 30 dias e beneficia atualmente clientes de 12 cooperativas. A expectativa é que durante o ano de 2005 cerca de um milhão de associados das 750 instituições filiadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possam acessar suas informações bancárias em terminais de auto-atendimento, com mais agilidade e comodidade.
Por trás dos ATMs (Automated Teller Machines) já instalados pelo projeto piloto, está a plataforma de automação bancária da Itautec, alicerçada no software Banktec Smart Web. A arquitetura da solução fica em Brasília, integrada ao Sistema de Informática do Sicoob – SISBR para autorização das transações.
A integração ao core system do banco era fator primordial no processo, uma vez que manutenção do sistema e a base de cadastro de clientes não poderiam estar fora do Bancoob. Além disso, os ATMs tinham de apresentar mecanismos de criptografia e segurança total nas transações.
“Buscávamos um canal de atendimento para realizar as operações financeiras eletronicamente de forma segura e eficiente. Os objetivos eram melhorar o atendimento aos associados e reduzir as filas nas cooperativas”, afirmou o superintendente de TI e Projetos do Bancoob, Sebastião Oliveira. “A Itautec ofereceu uma solução completa e mostrou agilidade na execução do projeto.”
“O conjunto de software e terminais de auto-atendimento da Itautec proporciona ao Bancoob uma vantagem competitiva em um mercado emergente”, disse Antonio Martins Bernardino, gerente de Vendas, Produtos e Serviços da unidade de Automação Bancária da Itautec.
As cooperativas de crédito são instituições financeiras pertencentes ao Sistema Financeiro Nacional e controladas pelo Banco Central. Antes da criação do Bancoob, porém, as cooperativas de crédito do Sicoob não tinham acesso à Câmara de Compensação, à Reserva Bancária e ao Mercado Interfinanceiro. O Bancoob é um banco cooperativo que representa operacionalmente 750 cooperativas de crédito em todo Brasil.