A partir do próximo mês, abril, o Banco do Brasil disponibiliza aos clientes das cinco maiores capitais do País a opção de pagamento pelo telefone celular. Mais conhecido como mobile payment, a solução desenvolvida pela instituição permite que o cliente efetue pagamentos via celular, inclusive para compras realizadas a distância. Para Glória Guimarães, diretora de tecnologia, a opção de pagamento pelo celular deverá impulsionar o número de usuários do canal mobile banking, que já conta com 400 mil clientes cadastrados.
O processo de pagamento é muito simples. Ao efetuar uma compra ou solicitar um produto via telefone, o cliente informa ao estabelecimento comercial apenas o seu número de celular. Por meio de uma opção disponível no terminal POS da rede Visanet, a compra é registrada pelo lojista e fica pendente de pagamento no sistema do Banco. A liquidação do pagamento é feita pelo cliente, que confirma a transação utilizando o próprio celular ou acessando o internet banking do BB. O pagamento pode ser feito na modalidade débito em conta-corrente ou cartão de crédito.
O Banco do Brasil vai apresentar seu projeto de mobile payment no Ciab 2007, evento de automação bancária.