BI traz confiabilidade nos dados da Teeleap



A Teeleap, empresa com atuação no mercado de distribuição e logística, implementou um sistema de business intelligence da MicroStrategy. O objetivo era fornecer relatórios para todas as divisões da companhia e melhorar a velocidade da análise de informações para a tomada de decisões. Como resultado do projeto foram obtidos relatórios com custos reduzidos e confiáveis, alta perfomance, análises em tempo real e, principalmente, a independência das outras áreas em relação ao departamento de TI.


A empresa atua nos segmentos de banda larga, telefonia móvel, tecnologia, áudio e vídeo e infra-estrutura, oferecendo serviços diferenciados que priorizam a redução de custos e incrementam a lucratividade dos clientes. Diante desta missão, a companhia necessitava de agilidade para entrega de análises e informações gerenciais. Rosane Prado, gerente de TI da Teeleap, explica que antes do BI, a companhia possuía relatórios gerenciais estáticos, desenvolvidos pelo sistema de ERP, porém demandavam no mínimo 40 horas em caso de alterações. “Não tínhamos a flexibilidade de análise e muitas informações eram inconsistentes e distorcidas das contidas em nosso banco de dados. Com o BI a confiança aumentou, além de possibilitar a customização e desenvolvimento dos relatórios de acordo com a necessidade específica de cada usuário”, ressalta.


Inicialmente o projeto foi concebido para extrair informações referentes a área comercial, como metas de faturamento, vendas, margens, etc. Depois do sucesso da primeira fase foi expandido para compras, estoque, frete, análises de risco e ainda para o Projeto TV, que acompanha o andamento da empresa em tempo real, visando uma concorrência sadia entre os colaboradores. De hora em hora, os relatórios com as metas e resultados de venda de cada área e vendedor, são atualizados e disponibilizados por sete televisores de 42 polegadas, espalhados pela companhia. Os 160 colaboradores da Teeleap e cerca de 40 representantes em todo Brasil acompanham os resultados gerados pelo BI MicroStrategy.


Segundo Rosane, a idéia é implementar novos módulos, até o início de 2008. “O BI será implementado em toda a área operacional. O próximo passo são os departamentos financeiro, contábil e de recursos humanos da empresa. Na área tática, o projeto disponibilizará informações geradas pelo BI para os celulares, palms e fornecedores. Também estamos prevendo nos próximos seis meses a implementação do módulo de backlog e de um BSC (balanced score card)”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima