O big data vem sendo cada vez mais utilizado como uma ferramenta para identificar hábitos de consumo e características de mercado. Não à toa, esta ciência vem fascinando profissionais das áreas de marketing e comunicação que, com a leitura dessas informações, conseguem preparar campanhas corretamente segmentadas, enriquecer bancos de dados de clientes, direcionar a linha comunicacional para atingir melhor o target e até mesmo melhorar sistemas de CRM. “Empresas que trabalham com big data conseguem minerar milhões de dados por dia. Nas redes sociais, por exemplo, podem organizar informações que circulam sobre marcas e comportamentos. Ao analisar esses dados é possível detectar necessidades e novas tendências, além de consertar grandes erros de comunicação” explica Rodrigo Arrigoni sócio diretor da R18, empresa especializada em social data analysis.
As possibilidades são muitas. Como explica o sócio diretor da R18, por meio de uma análise do perfil de seus fãs no Facebook, uma determinada loja de artigos esportivos consegue levantar quais são os esportes favoritos de seus consumidores; podendo realizar ações ou focar na venda de produtos específicos. Já uma marca de automóveis, por exemplo, pode saber quais são os cantores favoritos de seu público, e assim patrocinar esse artista. As análises funcionam também para pequenas empresas, que podem traçar um perfil de seus clientes: onde vivem, quais os seus hobbies, que lugares frequentam, etc. “A leitura de grandes quantidades de dados revela informações valiosas, por isso, a integração do big data aos projetos de comunicação e marketing é algo inevitável. Empresas que souberem aproveitar isso ganharão destaque no mercado”, afirma Arrigoni.