Big Data

0
14
Vivemos em um mundo que gera cada vez mais dados, das mais variadas fontes e formatos. São cliques nas redes sociais, interações via smartphones, buscas na Web, transações com empresas. Uma infinidade de possibilidades que nos permitem, hoje, pensar em aplicações que antes seriam impossíveis de serem desenvolvidas, pelo alto custo e pela complexidade envolvida. O mercado vive e viverá ainda mais essa complexidade em analisar esses eventos de forma a utilizar essas “deduções” analíticas na construção de novas ofertas de valor em produtos e serviços para os clientes. 
Para que haja respostas claras para a questão acima, é preciso estar atento a fatores  relevantes quando se pensa em processar e analisar esse “tsunami” de informações provenientes do Big Data. Qual a relevância do volume de informação? Como processar essas informações com a velocidade necessária, com que capacidade de processamento e com que latência? Qual a variedade de dados (textos, som, vídeo, estruturados) que se pretende trabalhar? Qual a procedência e a veracidade desses dados? Se são sensitivos, qual seu “prazo de validade” ou nível de atualização?
O uso de Big Data já deixou sua marca na história e seus impactos e implicações na sociedade e no mundo dos negócios. As empresas que souberem aplicá-lo corretamente terão uma vantagem competitiva perante aos seus concorrentes. Assim, o livro “Big Data”, de Cezar Taurion, tem como proposta não mergulhar na tecnologia, mas ajudar aos leitores executivos neste ainda longo caminho que terão pela frente. A obra trata sobre o assunto tanto do ponto de vista de negócios quanto das tecnologias envolvidas. Além disso, debate alguns desafios para se colocar projetos de Big Data em ação.
Algumas variáveis importantes que compõem o Big Data são volumes de dados abissais, variedade de dados, coletados de diversas fontes como sensores, ERPs e comentários nas mídias sociais, velocidade, veracidade, valor etc. Este é um ponto de inflexão que embute tanto potencial de mudanças quanto a nanotecnologia e a computação quântica. “Os desafios que essa novidade ainda apresenta são inúmeros, mas o principal é a falta de expertise e skills para lidar com o conceito e suas tecnologias. Big Data demanda conhecimento em novas tecnologias e principalmente mudanças no mindset da empresa”, comenta o autor. 
Segundo ele, o valor do Big Data está diretamente relacionado com o conceito de “empresa aberta”. Ou seja, a empresa tem silos entre departamentos e mesmo aberta a conexões com clientes e parceiros. “Em resumo, se a área de TI não quiser ser relegada a um simples departamento operacional, deverá ser redesenhada. Deve entender, adotar e aceitar o papel de liderar as transformações que a tecnologia está e estará exercendo sobre as empresas nos próximos anos”, completa.
Serviço
Big Data
Autor: Cezar Taurion
Editora: Brasport
Páginas: 184
Preço: R$62,00