Biocor racionaliza administração

0
29

Em 1º de julho de 2004, entrou em funcionamento no Biocor os mais de 35 módulos da solução de gestão hospitalar MV 2000i, abrangendo as áreas clínico-assistenciais, administrativas e financeiras, e também os sistemas de prontuário eletrônico (MV PEP), de gestão de laboratórios (MV Lab), de custos e resultados (MV Custos) e de BI (MV Portal). “Os sistemas estão operando e, neste momento, encontram-se em fase de refinamento”, explica Dr. Mário Osvaldo Vrandecic, presidente do Biocor Instituto. Agora, o hospital passou a ter uma solução de datawarehouse e Business Intelligence que permite o cruzamento das informações médicas com outros dados estratégicos, a partir de indicadores e metas de desempenho.
O Biocor desenvolveu condições adequadas para racionalizar sua gestão, seja controlando as atividades através de processos bem sedimentados, seja através da circulação integrada e confiável de informações, seja, ainda, através da padronização de medicamentos, controle de estoques/compras, prontuário eletrônico, apenas para citar alguns exemplos. Contudo, o hospital necessitava de um sistema de gestão hospitalar informatizado, integrando todos os setores da instituição, para tratamento online dos seus dados e informações, com a rapidez, a consistência e a segurança que a direção e a administração do hospital precisavam. A MV Sistemas surgiu como resposta a essas necessidades.
Após uma avaliação conjunta da realidade do Hospital, optou-se por uma estratégia de implantação que permitisse um retorno rápido de informações gerenciais e controles para a instituição em todas as suas áreas. Dessa forma, foi estabelecido um projeto de implantação do sistema com duração prevista de 6 meses, estabelecendo-se, contudo, a meta de iniciar a sua operação no primeiro dia do 5º mês da execução do projeto, contando com mais 2 meses de acompanhamento.
Estabelecida a parceria, foram iniciados os trabalhos que culminaram com a entrada em funcionamento dos sistemas no dia 1º de julho. Para a execução do projeto foi montada uma equipe formada por um gerente e quatro consultores da MV em tempo integral. Após o terceiro mês dos trabalhos, para o atendimento da meta consensualmente fixada, a equipe foi sendo adequada para promover a rápida adaptação dos usuários ao sistema. No quinto mês completavam a equipe um gerente e seis consultores.
Em março de 2004, antes mesmo da assinatura do contrato com o Biocor, a MV realizou um diagnóstico na instituição a fim de estabelecer as bases daquilo que viria a ser o cronograma da implantação, tendo identificado eventuais necessidades de modificações de processos e complementação de sistemas.
Como resultado desse conhecimento mútuo, o Biocor e a MV Sistemas decidiram investir juntos no aprimoramento de algumas funcionalidades do sistema de gestão hospitalar e, principalmente, da solução de prontuário eletrônico MV PEP, a fim de incluir no sistema todos os formulários assistenciais utilizados nos processos do hospital, assim como prover, a partir do registro dessas informações, um conjunto de indicadores clínicos, devidamente controlados, no MV Portal.
Hoje, encontram-se implantados na instituição mais de duzentos formulários eletrônicos padronizados, sendo utilizados diariamente por médicos do corpo clínico credenciado, equipes de enfermagem e outros profissionais habilitados nas unidades/setores do hospital. Com a criação dos indicadores clínicos no MV Portal, o Biocor passa a ser o primeiro hospital brasileiro com o acesso online real time às informações dos atendimentos médicos de forma padronizada, através das quais é possível estudar os casos clínicos, cruzando-se as informações médicas com custos, faturamento, etc., aprimorando assim as técnicas de gestão hospitalar e a competitividade.