É alta a expectativa do varejo online pelo Black Friday, que acontece em 27 de novembro. A campanha anual de vendas traz descontos reais em produtos como smartphones, notebooks, eletrodomésticos, artigos de saúde e beleza, roupas, calçados, livros, entre outros. Diversos e-commerces do país já vêm se preparando com antecedência para atender a demanda aumentada desse dia. Para muitos consumidores, é a oportunidade ideal para adiantar as compras de Natal, pagando menos.
“Apesar da instabilidade econômica, o varejo online continua bastante aquecido e o Black Friday deverá ser uma das melhores datas para o e-commerce esse ano”, avalia Cesar Bonadio, CEO da Viewit Mobile. “Neste contexto, o comércio mobile tem participação significativa, pois é cada vez maior o número de consumidores que optam pela compra pelo smartphone”, completa. De acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e), a edição da Black Friday de 2014 movimentou R$ 1,16 bilhão no e-commerce nacional. E uma pesquisa feita pelo Google com mais de 1.500 internautas, 82% dos consumidores que compraram no evento no ano passado têm a intenção de comprar este ano também. E segundo a E-bit, mais de 37% dos acessos aos maiores sites de e-commerce já são feitos via smartphone ou tablet.