Lentidão e burocracia no relacionamento com clientes, atendimento mecanizado sem jogo de cintura, frases padronizadas que irritam o usuário. Essas são algumas das preocupações atuais das médias e grandes empresas, segundo constatação do consultor e palestrante Luiz Fernando Lucas, sócio da Meglio Consultoria & Design e titular do Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp.
Para Lucas, a imagem da marca de uma companhia está diretamente ligada ao relacionamento com os consumidores, o que passa pela capacitação e reciclagem constante dos funcionários.
O consultor explica que cada cliente tem uma percepção individual sobre determinada marca, e que, por isso, o contato com o usuário deve levar em conta essa característica. “A padronização do atendimento ao cliente deve ter limites, pois, senão, pode comprometer a boa imagem da empresa. Nesse sentido, é necessária uma boa dose de informação sobre o cliente e outra, igualmente importante, de bom senso”, avalia Lucas.
Segundo o diretor da Meglio, é fundamental alinhar a comunicação em todos os pontos de contato entre a empresa e seu público, de modo a transmitirem consistentemente a mesma imagem de marca. “Isso engloba tanto a comunicação visual e gráfica quanto aquela transmitida pelos funcionários, pois, partindo-se do princípio que eles vão lidar com pessoas de temperamentos e visões de mundo distintos, é fundamental treiná-los para isso”, conclui.