A Boehringer Ingelheim do Brasil Indústria Química e Farmacêutica começou no final de 2001 a desenvolver um projeto para a substituição dos Notebooks de sua equipe de vendas (320 profissionais) de todo o país por PDAs. O modelo de PDA adotado foi Nec com Windows CE, Outlook e Internet Explorer. Para fazer a sincronização e transmissão de dados, recebimento e envio de e-mail e atualização de sistemas e aplicativos, a empresa escolheu o XTNDConnect Server.
Segundo Marcelo Figueiredo, analista de tecnologias, responsável pelo acompanhamento da implantação do XTNDConnect Server na empresa, a opção pelo sistema ocorreu porque a sincronização é fácil e mais segura que com o uso direto do 0utlook, “porque evita ter de abrir e configurar portas no firewall e também porque o software possui um recurso para inventário de equipamentos, log de acesso, criptografia e outros recursos úteis”.
Em julho do ano passado a Boehringer Ingelheim iniciou o desenvolvimento de um sistema de informações gerenciais e em outubro do mesmo ano foram incorporados mais 40 representantes usando o software para transmitir dados, receber e enviar e-mails e informações corporativas. Além disso, os representantes utilizam um sistema de controle de visitação médica para colher as opiniões dos médicos visitados e verificar quais os medicamentos mais receitados pelos profissionais. “O sistema permite saber se os medicamentos da Boehringer Ingelheim estão sendo bem aceitos e se os médicos necessitam de amostras e outras informações”, conta Marcelo Figueiredo. Todas as informações são coletadas diretamente nos PDAs e sincronizadas com o sistema de informações gerenciais para análise do mercado.
Distribuído no Brasil pela ReNet Tecnologia, o XTNDConnect Server (XCS) permite aos usuários móveis com laptops e PDAs, manter os dados atualizados em todas as áreas da empresa e com backup em locais distribuídos. Ele permite que equipamentos móveis enviem e recebam informações corporativas de modo permanente e com segurança, necessitando apenas de um meio de comunicação com o servidor corporativo.