Brasileiro está mais confiante
O Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingiu 126 pontos no mês de junho deste ano, dando continuidade à recuperação iniciada no mês de maio. Elaborado em conjunto com a Ipsos Public Affairs, o INC é baseado em mil entrevistas mensais realizadas em 70 cidades de nove regiões metropolitanas em todo o Brasil.
O índice mede a confiança e a segurança do consumidor quanto a sua situação financeira ao longo do tempo, mostrando a percepção da população e as perspectivas sobre a economia. Iniciado em abril de 2004, o INC revela que as expectativas do consumidor brasileiro melhoraram em junho, embora ainda estejam abaixo do pico observado em janeiro deste ano.
O superintendente de Economia da ACSP, Marcel Solimeo, atribui a melhora aos vários fatores positivos que vêm sendo observados, como a queda da inflação e especialmente dos preços dos alimentos, a recuperação do emprego e da renda, o forte aumento do salário mínimo e a injeção de recursos públicos devido às eleições.
Solimeo destaca, entretanto, que o desempenho do INC não é uniforme no País, refletindo a situação econômica em cada região. “No Nordeste, onde o impacto do salário mínimo e dos programas assistenciais é maior, houve um crescimento mais acentuado, enquanto que, inversamente, no Sul, houve não apenas uma queda acentuada, como o nível mais baixo da série em todo período”, analisa. Para o economista, a região Sul tem sido castigada por duas secas sucessivas que comprometeram muito a renda agrícola, o que é agravado pela valorização cambial, que afeta o desempenho de setores exportadores importantes, como os de calçados e móveis.
Solimeo considera que o crescimento na confiança do consumidor tende a refletir o melhor desempenho do comércio, mas pondera que a pesquisa não incorporou os efeitos da eliminação do Brasil da Copa do Mundo, que deverá, num curto prazo, afetar o estado de espírito da população.