O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Brasileiro troca otimismo por preocupação

A mudança de humor do brasileiro na última década foi drástica. Fazendo o país passar de uma nação otimista para um país preocupado. Levantamento da Ipsos mostra que apenas 14% dos brasileiros se declaram otimistas com o futuro do país. Esse é o menor nível desde 2005. A pesquisa Pulso Brasil, realizada com 1.200 pessoas em 72 municípios, aponta que há uma corrosão no sentimento positivo do brasileiro. Além do otimismo em baixa, o entusiasmo com a nação também está no menor nível desde 2005, início da série histórica: apenas 3% dos entrevistados se mostram entusiasmados com o futuro do país. A margem de erro é de três pontos percentuais.
 
Em contrapartida, sentimentos negativos, como preocupação e revolta, crescem. O nível de brasileiros preocupados voltou ao mesmo patamar de 11 anos atrás. Quando 48% dos entrevistados afirmavam estar preocupados com o futuro do país. Já a sensação de revolta é a maior da série histórica: 28% dos brasileiros se dizem revoltados.

Confiança do consumidor é a menor em 11 anos
O Índice Nacional de Confiança do consumidor (INC) está no menor nível desde 2005. Pesquisa, realizada em conjunto pela Associação Comercial de São Paulo e pela Ipsos, mostra que a confiança do comprador brasileiro está em 64 pontos, o pior resultado de toda a série. De acordo com o levantamento, o pessimismo é maior no Sudeste e no Sul. Nessas regiões, o índice está em 53 e 59 pontos respectivamente. Pelos dados do indicador, valores entre 0 e 100 apontam pessimismo e valores entre 100 e 200 indicam otimismo. Na outra ponta, as regiões Nordeste e Norte são um pouco menos pessimistas, com o índice em 82 e 70 pontos respectivamente.

Quando analisado o índice de confiança por classe, o sentimento nas A e B é o de maior pessimismo (49 pontos). Entre a classe C, o indicador está em 63 pontos e, entre as D e E, o cenário é um pouco melhor, mas ainda pessimista (81 pontos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima