Os consumidores brasileiros estão em terceiro lugar quando o assunto é otimismo econômico. A conclusão é de um estudo da consultoria Nielsen com 17,5 mil pessoas de 29 países. O País registrou 110 pontos em uma escala de 0 a 200 pontos. Para o professor da FGV Management, Robson Gonçalves, a confiança do brasileiro pode ser explicada principalmente pelos baixos índices de desemprego registrados nos últimos meses.
“O consumidor sabe do quanto pode dispor hoje, porque tem emprego fixo, e almeja um aumento de renda nos próximos 24 meses. Além disso, os brasileiros que investem na bolsa não perderam ativos, como os investidores norte-americanos e japoneses. Esses três fatores associados fazem com que o brasileiro seja mais otimista e gaste mais”, explica.
Sobre o consumo, a pesquisa revela que 49% dos brasileiros acreditam que 2010 será um bom ou excelente momento para voltar a gastar com supérfluos. Os gastos com as férias foram citados por 39% dos consumidores brasileiros; já 43% afirmaram que irão comprar artigos tecnológicos.”Os créditos facilitados pelos bancos, com taxas de juros atrativas, os reajustes salariais para funcionários públicos e aposentados e a Copa do Mundo este ano fazem com que os brasileiros consumam mais”, destaca Gonçalves.