Os brasileiros têm, em média, 1,9 computador por domicílio e gastam cerca de 5,3 horas diárias na frente do computador ou do tablet. Essa foi uma das conclusões levantadas no estudo realizado pelo Ibope Conecta, a pedido da Dell. A pesquisa mapeou os hábitos de uso e de compra de computadores e tablets no Brasil. Quanto ao principal computador utilizado em casa, a maioria dos entrevistados (56%) cita o notebook. Seguido pelo desktop (31%), tablet (7%), notebook 2 em 1 (2%), All-in-One (2%) e outros (3%). Já 95% dos consultados indicam que utilizam o equipamento doméstico para acesso à internet.
Quando questionados sobre os principais usos do computador e do tablet, 85% dos entrevistados afirmam que preferem o PC para assistir filmes e séries, 74% para navegar na internet, 73% para acessar e-mails, 60% para ler notícias. O tablet é tão preferido quanto o computador pelos usuários para conversa com amigos e familiares e também para acessar redes sociais. A pesquisa aponta ainda que Dell e Apple são as marcas preferidas de computadores entre os brasileiros, ambas citadas por 22% dos entrevistados. Entre os homens, a Dell desponta como líder de preferência, com 25% das citações. “A preferência dos usuários pela Dell reflete um esforço coordenado que fizemos nos últimos anos. A Dell tem investido fortemente em inovação, o que se reflete em um portfólio completo de soluções voltadas a oferecer a melhor experiência para os usuários e que inclui novos formatos, como os 2 em 1”, afirma Luis Gonçalves, presidente da Dell Brasil.
“No país, saltamos da quarta para a primeira posição nas vendas totais de PCs no primeiro trimestre de 2015. Isso é um reflexo direto dessa percepção dos diferenciais da marca, que incluem a qualidade dos produtos e dos serviços, um atendimento diferenciado, a expansão das vendas por canais e no varejo, onde ampliamos em cinco vezes o número de lojas que comercializam produtos no país em 2014, e o posicionamento da Dell como uma fornecedora de soluções de TI ponta-a-ponta”, complementa ele.
Sobre as ferramentas utilizadas para analisar a compra de um novo computador, a internet representa o principal influenciador: 33% dos entrevistados pela pesquisa afirmam que utilizam lojas online para avaliação, 29% se baseiam em análises na web e 1% usam opiniões nas redes sociais. Além disso, 19% vão a lojas físicas, 13% buscam a indicação de amigos e conhecidos e 1% procuram matérias na imprensa.