Bunge implanta projeto de BI

0
1

A Bunge Alimentos está pondo em prática um projeto de Business Intelligence (BI). O objetivo é disseminar informações estratégicas de apoio à decisão, de forma on line, para cerca de 300 executivos da empresa. Para tanto, está utilizando a plataforma de integração de dados Datastage, da Ascential software, que é comercializada e suportada no Brasil pela MD2 Consultoria e negócios.
Com esta plataforma, a empresa está uniformizando os parâmetros de tratamento das informações extraídas de sua base de dados Oracle, tornando-as aptas à manipulação segundo regras inteligentes de negócios. A definição pela solução fornecida pela MD2, ocorreu após três meses de testes envolvendo pilotos com os sistemas de integração de dados líderes do mercado.
Para a Bunge alimentos, o DataStage funciona como ponto de partida para a construção de um modelo de dados que irá alimentar um novo data warehouse (repositório central) e permitir a rápida implementação de uma estratégia de EIS (Executive Information System). Após a preparação dos dados, a equipe de sistemas da Bunge começa a desenvolver aplicações capazes de alinhar o planejamento e a operação do orçamento corporativo.
Este processo mobiliza um grande número de variáveis fixas e dinâmicas. A lista inclui, por exemplo, o desempenho histórico ou atual das vendas, a previsão de receitas operacionais ou financeiras, a flutuação on-line do valor das commodities comercializadas pela Bunge (trigo, soja e milho) e os níveis de ocupação das plantas de fabricação de margarinas, óleos e produtos para panificação.